Elementos, de Euclides, e o Altar do Falcão como fontes de inspiração para o ensino de geometria no ensino fundamental.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorGoulart, Thais Maria Barbosa-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Ana Cristina-
Autor(es): dc.creatorCosta, Jorge Luís-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:30:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:30:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-26-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-26-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17077-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.37781/vidya.v42i2.4248-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1016871-
Descrição: dc.descriptionEste artigo analisa possíveis contribuições de duas tarefas matemáticas desenvolvidas com 35 estudantes do 8o ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Ibirité (MG). Tais tarefas se inspiraram na História da Matemática, mais especificamente em algumas proposições do “Livro I” da obra Elementos e na construção de altares indianos, para explorar noções de geometria plana. A produção de dados envolveu observações, diário de campo da pesqui- sadora, gravações de alguns momentos das aulas e registros produzidos pelos alunos ao longo dos encontros. Os resultados sugerem que as tarefas realizadas se mostraram um caminho interessante para a exploração de noções de geometria e favoreceram um maior engajamento por parte dos alunos. Além disso, observaram-se indícios de novas percepções acerca da Matemática e da construção do conhecimento matemático, um começo de compreensão das noções estudadas como conhecimentos vinculados às práticas sociais variadas, de distintas culturas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsOs trabalhos publicados no periódico Vydia estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Vydia <https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA>. Acesso em: 12 maio 2022.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectHistória da matemática-
Título: dc.titleElementos, de Euclides, e o Altar do Falcão como fontes de inspiração para o ensino de geometria no ensino fundamental.-
Título: dc.titleEuclid’s elements and the Fire-altar (in the shape of a falcon) as inspiration for teaching geometry : a study with students of the 8th grade of a public secondary school in Ibirité-MG-Brazil.-
Título: dc.titleLos elementos de Euclides y el Altar del Halcón como fuentes de inspiración para la enseñanza de la geometría en la secundária.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.