Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Goulart, Thais Maria Barbosa | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Ana Cristina | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Jorge Luís | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:30:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:30:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17077 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.37781/vidya.v42i2.4248 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1016871 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo analisa possíveis contribuições de duas tarefas matemáticas desenvolvidas com 35 estudantes do 8o ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Ibirité (MG). Tais tarefas se inspiraram na História da Matemática, mais especificamente em algumas proposições do “Livro I” da obra Elementos e na construção de altares indianos, para explorar noções de geometria plana. A produção de dados envolveu observações, diário de campo da pesqui- sadora, gravações de alguns momentos das aulas e registros produzidos pelos alunos ao longo dos encontros. Os resultados sugerem que as tarefas realizadas se mostraram um caminho interessante para a exploração de noções de geometria e favoreceram um maior engajamento por parte dos alunos. Além disso, observaram-se indícios de novas percepções acerca da Matemática e da construção do conhecimento matemático, um começo de compreensão das noções estudadas como conhecimentos vinculados às práticas sociais variadas, de distintas culturas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Os trabalhos publicados no periódico Vydia estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Vydia <https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA>. Acesso em: 12 maio 2022. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | História da matemática | - |
Título: dc.title | Elementos, de Euclides, e o Altar do Falcão como fontes de inspiração para o ensino de geometria no ensino fundamental. | - |
Título: dc.title | Euclid’s elements and the Fire-altar (in the shape of a falcon) as inspiration for teaching geometry : a study with students of the 8th grade of a public secondary school in Ibirité-MG-Brazil. | - |
Título: dc.title | Los elementos de Euclides y el Altar del Halcón como fuentes de inspiración para la enseñanza de la geometría en la secundária. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: