Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mozzer, Nilmara Braga | - |
Autor(es): dc.contributor | Mozzer, Nilmara Braga | - |
Autor(es): dc.contributor | Nunes, Célia Maria Fernandes | - |
Autor(es): dc.contributor | Miranda, Ana Carolina Gomes | - |
Autor(es): dc.contributor | Silveira, Luiz Gustavo Franco | - |
Autor(es): dc.contributor | Nunes Neto, Nei de Freitas | - |
Autor(es): dc.creator | Andrade, Gabriela Mara de Paiva Campos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:30:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:30:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20813 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1016856 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | Nesta tese, investigamos como professores de Ciências constroem e negociam discursivamente significados sobre a dimensão atitudinal do conteúdo em um curso de formação continuada voltado à abordagem educacional de Questões Sociocientíficas, a partir de uma abordagem centrada na etnografia em educação. Essa dimensão é compreendida como um campo axiológico que envolve reflexão crítica e avaliação de valores, normas e atitudes que orientam as ações humanas. Embora essencial à formação ética, crítica e cidadã dos estudantes, ela permanece frequentemente negligenciada nos processos formativos e implícita nos currículos escolares. Essa dimensão tem ganhado visibilidade em pesquisas em ensino de Ciências, sobretudo em estudos que a reconhecem como articuladora entre conteúdos conceituais e procedimentais, valores e compromisso social do ensino. Em nossa pesquisa, partimos da compreensão de que os espaços formativos constituem contextos socioculturais em que os sujeitos constroem significados e se constituem por meio da participação coletiva. A pesquisa foi conduzida com base em pressupostas da Etnografia em Educação. Os dados foram construídos a partir da observação participante ao longo de nove meses de encontros on-line, registros audiovisuais, transcrições e materiais produzidos pelos professores. A análise baseou-se no movimento da “ampulheta etnográfica”, articulando uma visão ampliada da história do grupo, a análise microetnográfica do discurso em um evento âncora e a ampliação interpretativa para outros eventos e contextos. Essa análise evidenciou que a construção de significados sobre a dimensão atitudinal pelos professores se deu por meio de processos discursivos de reflexão e avaliação crítica sobre valores, normas e atitudes implicados nas práticas social e docente. Esses processos emergiram de experiências pessoais, dilemas profissionais e provocações vividas no curso e promoveram deslocamentos de posicionamentos e ressignificações. Ao reconhecerem essa dimensão como eixo articulador entre conhecimento científico e compromisso social, os professores passaram a se compreender como sujeitos ético-políticos implicados na formação crítica e cidadã. Essa investigação contribui para o campo da formação de professores ao evidenciar o potencial de propostas que promovem diálogo, escuta e a explicitação dessa dimensão invisibilizada do ensino. Por meio dela, reafirma-se a importância de uma formação docente crítica, situada e comprometida com a complexidade ética, política e social do ensino de Ciências. | - |
Descrição: dc.description | In this thesis, we investigate how science teachers construct and discursively negotiate meanings about the attitudinal dimension of the content in a continuing education course focused on the educational approach to Socioscientific Issues, based on an approach centered on ethnography in education. This dimension is understood as an axiological field that involves critical reflection and evaluation of values, norms, and attitudes that guide human actions. Although essential to the ethical, critical, and civic education of students, it remains frequently neglected in educational processes and implicit in school curricula. This dimension has gained visibility in research on science education, especially in studies that recognize it as an articulator between conceptual and procedural content, values, and social commitment of teaching. In our research, we started from the understanding that educational spaces constitute sociocultural contexts in which subjects construct meanings and constitute themselves through collective participation. The research was conducted based on assumptions of ethnography in education. The data were constructed from participant observation over nine months of online meetings, audiovisual recordings, transcriptions and materials produced by the teachers. The analysis was based on the “ethnographic hourglass” movement, articulating an expanded view of the group’s history, the micro-ethnographic analysis of the discourse in an anchor event and the interpretative expansion to other events and contexts. This analysis showed that the construction of meanings about the attitudinal dimension by the teachers occurred through discursive processes of reflection and critical evaluation of values, norms and attitudes implied in social and teaching practices. These processes emerged from personal experiences, professional dilemmas and provocations experienced in the course and promoted shifts in positions and resignifications. By recognizing this dimension as an articulating axis between scientific knowledge and social commitment, the teachers began to understand themselves as ethical-political subjects involved in critical and civic education. This research contributes to the field of teacher training by highlighting the potential of proposals that promote dialogue, listening and the explanation of this invisible dimension of teaching. Through this research, the importance of critical teacher training, situated and committed to the ethical, political and social complexity of science teaching, is reaffirmed. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 05/08/2025 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Etnografia - educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências - estudo e ensino | - |
Título: dc.title | A construção de significados sobre a dimensão atitudinal por professores de ciências em um curso de formação continuada sob a ótica etnográfica. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: