Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Rosa, Milton | - |
Autor(es): dc.creator | Orey, Daniel Clark | - |
Autor(es): dc.creator | Kistemann Junior, Marco Aurélio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:30:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:30:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10415 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.sbem.com.br/revista/index.php/ripem/article/view/1234 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1016846 | - |
Descrição: dc.description | The main objective of this theoretical essay is to present suggestions for competencies that should be cultivated by mathematics teachers. We present a possibility of creative insubordination and responsible subversive pedagogical action, which can be critical in the development of teachers, in both teacher education programs1 and professional development courses2. We also introduce the definitions that will help to understand how teachers can act, do it differently and, hopefully, make a difference. We also present aspects of responsible subversion in mathematics teacher education programs rooted in ethnomathematical perspectives. Our theoretical references are Ubiratan D’Ambrosio, Beatriz D’Ambrosio, Celi Espasandin Lopes, Philippe Perrenoud e Paulo Freire. | - |
Descrição: dc.description | O objetivo principal deste ensaio teórico é apresentar sugestões de competências que devem ser cultivadas pelos professores de matemática. Apresentamos uma possibilidade de Insubordinação Criativa e Ação Pedagógica Subversiva Responsável, que pode ser crítica no desenvolvimento dos professores, nos cursos de formação ou de desenvolvimento profissional. Também intoduzimos as definições que nos auxiliarão a entender como os professores podem agir de forma diferente e, esperançosamente, fazer a diferença. Apresentamos também os Aspectos de Subversão Responsável em Programas de Educação de Professores de Matemática arraigados em perspectivas etnomatemáticas. Nossos referenciais teóricos são Ubiratan D'Ambrosio, Beatriz D'Ambrosio, Celi Espasandin Lopes, Philippe Perrenoud, and Paulo Freire. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | restrito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Creative insubordination | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ethnomathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Etnomatemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Insubordinação criativa | - |
Título: dc.title | Competencies as resources for responsible subversive mathematics teachers programs. | - |
Título: dc.title | Competências como recursos para programas de professores de matemática subversivamente responsáveis. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: