Competencies as resources for responsible subversive mathematics teachers programs.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorRosa, Milton-
Autor(es): dc.creatorOrey, Daniel Clark-
Autor(es): dc.creatorKistemann Junior, Marco Aurélio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:30:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:30:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-21-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-21-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10415-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.sbem.com.br/revista/index.php/ripem/article/view/1234-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1016846-
Descrição: dc.descriptionThe main objective of this theoretical essay is to present suggestions for competencies that should be cultivated by mathematics teachers. We present a possibility of creative insubordination and responsible subversive pedagogical action, which can be critical in the development of teachers, in both teacher education programs1 and professional development courses2. We also introduce the definitions that will help to understand how teachers can act, do it differently and, hopefully, make a difference. We also present aspects of responsible subversion in mathematics teacher education programs rooted in ethnomathematical perspectives. Our theoretical references are Ubiratan D’Ambrosio, Beatriz D’Ambrosio, Celi Espasandin Lopes, Philippe Perrenoud e Paulo Freire.-
Descrição: dc.descriptionO objetivo principal deste ensaio teórico é apresentar sugestões de competências que devem ser cultivadas pelos professores de matemática. Apresentamos uma possibilidade de Insubordinação Criativa e Ação Pedagógica Subversiva Responsável, que pode ser crítica no desenvolvimento dos professores, nos cursos de formação ou de desenvolvimento profissional. Também intoduzimos as definições que nos auxiliarão a entender como os professores podem agir de forma diferente e, esperançosamente, fazer a diferença. Apresentamos também os Aspectos de Subversão Responsável em Programas de Educação de Professores de Matemática arraigados em perspectivas etnomatemáticas. Nossos referenciais teóricos são Ubiratan D'Ambrosio, Beatriz D'Ambrosio, Celi Espasandin Lopes, Philippe Perrenoud, and Paulo Freire.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsrestrito-
Palavras-chave: dc.subjectCreative insubordination-
Palavras-chave: dc.subjectEthnomathematics-
Palavras-chave: dc.subjectEtnomatemática-
Palavras-chave: dc.subjectInsubordinação criativa-
Título: dc.titleCompetencies as resources for responsible subversive mathematics teachers programs.-
Título: dc.titleCompetências como recursos para programas de professores de matemática subversivamente responsáveis.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.