Atlas coreodramatúrgico : constelações de imagens como método de criação em dança.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorPeretta, Éden Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:30:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:30:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-22-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-22-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18363-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.5965/1414573103482023e0108-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1016822-
Descrição: dc.descriptionA presente proposta metodológica de criação coreodramatúrgica fundamentou-se em um uso crítico e negativo da imagem, tendo como disparadores a poética e os procedimentos utilizados pelo criador da dança Butô, Tatsumi Hijikata, e suas potenciais intersecções com o universo da filosofia da imagem, principalmente com as contribuições de pensadores como Didi-Huberman, Aby Warburg e Georges Bataille. Esta pesquisa teve início em um período de pós-doutoramento e gradualmente vem ganhando diferentes camadas materiais na medida em que seus procedimentos criativos vêm sendo atualizados em diversos contextos pedagógicos e artísticos. São apresentados aqui, portanto, alguns princípios de suas bases conceituais e relatadas experiências práticas de criação nas quais o Atlas Coreodramatúrgico (ACD) foi aplicado e complexificado nos últimos anos, tanto em disciplinas de graduação e pós-graduação, como no processo de criação de um grupo universitário de pesquisa artística.-
Descrição: dc.descriptionThe present methodological proposal of choreodramaturgical creation was based on a critical and negative use of the image, having as triggers the poetics and the procedures used by the creator of the Butô dance, Tatsumi Hijikata, and its potential intersections with the universe of the philosophy of the image, mainly with the contributions of thinkers such as Didi-Huberman, Aby Warburg and Georges Bataille. This research began in a post-doctoral period and has gradually gained different material layers as its creative procedures have been updated in different pedagogical and artistic contexts. Therefore, some principles of its conceptual bases are presented here and practical creation experiences are reported in which the Coreodramaturgical Atlas (CDA) has been applied and made more complex in recent years, both in undergraduate and graduate disciplines, and in the process of creating a university artistic research group.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsA Urdimento esta sob: Licença de Atribuição Creative Commons – (CC BY 4.0). Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectImagem-
Palavras-chave: dc.subjectDança butô-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso criativo-
Palavras-chave: dc.subjectEstética-
Palavras-chave: dc.subjectMontagem-
Título: dc.titleAtlas coreodramatúrgico : constelações de imagens como método de criação em dança.-
Título: dc.titleChoreodramaturgical atlas : image constellations as a method of creation in dance.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.