Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Venâncio, Renato Pinto | - |
Autor(es): dc.creator | Damasceno, Nicole de Oliveira Alves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:30:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:30:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-03-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-03-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2425 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1016821 | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa se insere nas discussões sobre a história do abandono de crianças no Brasil durante os séculos XVIII e XIX. Procuramos entender, através de análises quantitativas e estudos de caso, qual era o significado de ser uma criança exposta nos séculos passados. Para isso, utilizamos como principais fontes os Registros de Receita e Despesa da Câmara Municipal de Mariana e as Listas de Habitantes. Através delas conseguimos perceber a complexidade da “circulação de crianças”, destacando os diferentes padrões dessa prática. Retratamos ainda o papel assistencialista da Câmara local, que pode nos demonstrar o que o abandono representava aos cofres púbicos. Por fim, percebemos que ser abandonado não significava ser um desqualificado social; por vezes, crianças poderiam melhorar a sua representação social ao ser exposta. | - |
Descrição: dc.description | This research is part of the discussions about the history of abandoned children in Brazil during the eighteenth and nineteenth centuries. We seek to understand, through quantitative analysis and case studies, what was the meaning of being exposed child in the past centuries. For this, we used different documents that explained the complexity of the "circulation of children," noting the different patterns of practice. Welfare has portrayed the role of local council, which can show us what the abandonment represented public offers. Finally, we find that to be abandoned not meant to be an unqualified social; sometimes children could improve their social representation to be abandoned. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em História. Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Historiografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Minas Gerais - história - documentos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração municipal - Mariana - MG | - |
Palavras-chave: dc.subject | Família - Brasil - história | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças abandonadas | - |
Título: dc.title | Ser exposto : a “circulação de crianças” no Termo de Mariana (1737 – 1828). | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: