Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Paulo, Jacks Richard de | - |
Autor(es): dc.creator | Endo, Maria Antônia Tavares de Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Bertin, Marta | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:29:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:29:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/18085 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1016751 | - |
Descrição: dc.description | O estudo de caso investiga como ocorre o uso de metodologias ativas e tecnologias na disciplina de gestão de pessoas em um Centro Universitário da Serra Gaúcha e, identifica quais recursos tecnológicos e metodologias ativas têm sido usadas na disciplina que estão surtindo bom resultado. Visando entender quais desses recursos são essenciais para a aprendizagem efetiva. E indicar melhorias da prática ativa na disciplina em questão. Para alcançar os objetivos propostos foi realizado um questionário que foi aplicado em quatro turmas, com abordagem quali- quantitativa e realizada a análise dos dados via gráfico e análise de conteúdo. Onde o mínimo de aceitação dos alunos em relação às metodologias ativas foi de 75% para uma prática de confecção e apresentação de cartazes após análise de cases. Já de 80 a 89% aprovaram diversas práticas e recursos utilizados na disciplina e a maioria de 90 a 99% aprovaram uma grande quantidade de metodologias ativas e tecnologias como forma efetiva de aprendizagem. Por fim compreende- se que cerca de 90 a 99% dos alunos obtiveram aprendizagem de forma dinâmica, divertida e efetiva, além de elogiarem o formato em que a disciplina foi realizada. O que demonstrou a eficácia e aceitação do uso de metodologias ativas e tecnologias no ensino superior apresentando indicação também para outras disciplinas e estudos a esse respeito. | - |
Descrição: dc.description | The case study investigates how the use of active methodologies and technologies in the discipline management of people in a University Center of Serra Gaúcha occurs and identifies which technological resources and active methodologies have been used in the discipline that are working well. In order to understand which of these resources are essential for effective learning. And indicate improvements of the active practice in the discipline in question. In order to reach the proposed objectives, a questionnaire was carried out, which was applied in four classes, with a qualitative-quantitative approach and the analysis of the data with graph and content analysis. Where the minimum acceptance of the students in relation to the active methodologies was 75% for a practice of preparation and presentation of posters after case analysis. Already 80 to 89% approved several practices and resources used in the discipline and the majority of 90 to 99% approved a large number of active methodologies and technologies as an effective form of learning. Finally, 90 to 99% of the students obtained learning in a dynamic, fun and effective way, in addition to praising the format in which the discipline was carried out. What has demonstrated the effectiveness and acceptance of the use of active methodologies and technologies in higher education, also indicating other disciplines and studies in this respect. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Editora Atena | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Permitido o download da obra e o compartilhamento desde que sejam atribuídos créditos aos autores, mas sem a possibilidade de alterá-la de nenhuma forma ou utilizá-la para fins comerciais. Fonte: PDF do livro. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologias ativas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias na educação superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação superior | - |
Título: dc.title | Relato de experiência com o processo de ensino e aprendizagem em um curso de formação de professores na modalidade a distância. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: