Pensando em VR : explorando a aplicação de um ambiente virtual com interface cérebro-computador na indústria.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Saul Emanuel Delabrida-
Autor(es): dc.contributorSilvas, Flávia Paulucci Cianga-
Autor(es): dc.contributorSilva, Saul Emanuel Delabrida-
Autor(es): dc.contributorSilvas, Flávia Paulucci Cianga-
Autor(es): dc.contributorSilva, Mateus Coelho-
Autor(es): dc.contributorCardoso, Alexandre-
Autor(es): dc.creatorCoelho, Mateus Nazario-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:29:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:29:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-12-
Data de envio: dc.date.issued2024-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20817-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1016697-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Instrumentação, Controle e Automação de Processos de Mineração. Departamento de Engenharia de Controle e Automação, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionTecnologias emergentes, como Realidade Virtual, Internet das Coisas, Realidade Aumentada e Interface Cérebro-Computador, podem oferecer ao Operador da Indústria 4.0 e 5.0 ferramentas inteligentes capazes de aprimorar operações e práticas do cotidiano industrial. Dentre essas, as tecnologias imersivas destacam-se por proporcionar ambientes seguros e ilustrativos para a simulação de tomadas de decisão em contextos perigosos e de difícil reprodução no mundo real. No entanto, ainda existem lacunas nas pesquisas envolvendo a análise cognitiva dos usuários quando da utilização destas tecnologias, além de não avaliarem sobre a efetividade de treina- mentos industriais em ambientes imersivos. Este trabalho apresenta um artefato tecnológico que busca avaliar e responder estes e outros questionamentos, em uma aplicação de um processo da Mineração, a partir de dois casos de estudo. Os estudos avaliaram a percepção dos participan- tes ao utilizar um sistema de realidade virtual integrado a uma interface cérebro-computador, combinando tecnologias emergentes com questionários de auto-relato. A análise considerou critérios de usabilidade, aceitação tecnológica e dados cognitivos. Os resultados obtidos são promissores e indicam que a compreensão dos desafios e oportunidades relacionados à adoção de sistemas RV-BCI pode impulsionar a indústria atual em direção à Indústria 5.0, com aborda- gens mais centradas no usuário e promovendo ambientes de trabalho mais seguros, inclusivos e eficientes.-
Descrição: dc.descriptionEmerging technologies, such as Virtual Reality, the Internet of Things, Augmented Reality, and Brain-Computer Interfaces, can provide Industry 4.0 and 5.0 Operators with intelligent tools capable of enhancing everyday industrial operations and practices. Among these, immersive technologies stand out by offering safe and illustrative environments for simulating decision- making in hazardous contexts that are difficult to replicate in the real world. However, there are still gaps in research involving the cognitive analysis of users when utilizing these tech- nologies, in addition to a lack of evaluation regarding the effectiveness of industrial training in immersive environments. This study presents a technological artifact that aims to assess and address these and other questions, applying it to a mining process through two case studies. The studies evaluated participants’ perceptions when using a virtual reality system integrated with a brain-computer interface, combining emerging technologies with self-report questionnaires. The analysis considered usability criteria, technological acceptance, and cognitive data. The results are promising and indicate that understanding the challenges and opportunities related to the adoption of VR-BCI systems can drive the current industry toward Industry 5.0, with more user-centered approaches that promote safer, more inclusive, and more efficient work en- vironments.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 United States-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 06/08/2025 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante.-
Palavras-chave: dc.subjectRealidade virtual-
Palavras-chave: dc.subjectInterface cérebro-computador - BCI-
Palavras-chave: dc.subjectIndústrias-
Título: dc.titlePensando em VR : explorando a aplicação de um ambiente virtual com interface cérebro-computador na indústria.-
Título: dc.titleThinking in VR : exploring an application of a virtual environment with brain-computer interface in industry.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.