Aplicações de grafos no ensino médio.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Edney Augusto Jesus de-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Edney Augusto Jesus de-
Autor(es): dc.contributorSilva, Gheyza Ferreira da-
Autor(es): dc.contributorPinto, Thiago Morais-
Autor(es): dc.creatorRibas, Giovani Batista-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:29:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:29:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-17-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-17-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11917-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1016669-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem como foco central a utilização de grafos no ensino-aprendizado, mais especificamente no ensino médio. Para tal, é feita uma investigação sucinta sobre a Teoria de Grafos contendo um breve apanhado histórico seguido de um aporte teórico introdutório. Além disso, é apresentada uma correlação entre grafos e tópicos de análise combinatória. Por fim, são sugeridas três atividades práticas para exemplificar o seu uso, sendo a primeira atividade um plano de estudos de análise combinatória utilizando os grafos como facilitadores visuais. As outras duas atividades, de aspecto mais prático, apresentam uma forma mais efetiva de atrair a participação dos alunos para o estudo desta teoria.-
Descrição: dc.descriptionThis work focuses on the use of graphs in teaching and learning, more specific in high school. For this, a brief investigation on the theory of graphs is made containing a brief historic followed by a theoretical summary. In addition, it is a correlation between graphs and combinatorial analysis topics. Finally, three practical activities are suggested to exemplify their use, the first activity being a combinatorial analysis study plan, using the graphs as visual facilitators. The other two activities, the more practical aspect, presents a more effective way of displaying student participation for the study of this theory.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 04/02/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria dos grafos-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise combinatória-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Título: dc.titleAplicações de grafos no ensino médio.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.