A difusão da cultura negra e sua interface na formação de professores da EJA : uma análise sobre as questões étnico-raciais nas escolas de Mariana, MG.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSilva, Marcelo Donizete da-
Autor(es): dc.creatorQuirino, Kátia Maria dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:29:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:29:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-31-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-31-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14794-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.31639/rbpfp.v12i23.304-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1016666-
Descrição: dc.descriptionEste artigo tem como objetivo, contribuir com a análise acerca produção de um material didático crítico, acerca da cultura negra trabalhada no contexto escolar de Mariana-MG. Intitulada “A difusão da Cultura Negra e sua interface na Formação de Professores da EJA: uma análise sobre as questões étnico-raciais nas escolas de Mariana”, o objeto da análise far-se-á a partir da investigação sistemática dos materiais pensados e propostos, ao que é referente às questões étnicos-raciais, para Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para esse fim propôs-se também, analisar sobre os fundamentos, ideológicos, das terias educacionais contemporâneas no que pesa a influência destas na formação de professores e dos jovens das escolas periféricas. Nesse sentido, essa pesquisa terá como base teórica uma perspectiva de cunho crítico que envolve as áreas da Formação de Professores, Epistemologia e teorias educacionais e História da Educação do Negro no Brasil.-
Descrição: dc.descriptionThis article aims to contribute to the analysis of the production of critical teaching material, about the black culture worked in the school context of Mariana-MG. Entitled “The diffusion of Black Culture and its interface in EJA Teacher Education: an analysis of ethnic and racial issues in Mariana schools”, the object of the analysis will be made from the systematic investigation of the thought and proposed materials, with regard to ethnic-racial issues, for Youth and Adult Education (EJA). To that end, it was also proposed to analyze the ideological foundations of contemporary educational themes in terms of their influence on the training of teachers and young people in peripheral schools. In this sense, this research will have as a theoretical basis a critical perspective that involves the areas of Teacher Education, Epistemology and educational theories and History of Black Education in Brazil.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Formação Docente permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1266>. Acesso em: 10 fev. 2020.-
Palavras-chave: dc.subjectManual didático-
Palavras-chave: dc.subjectEducação para as relações étnico-raciais-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas educacionais-
Título: dc.titleA difusão da cultura negra e sua interface na formação de professores da EJA : uma análise sobre as questões étnico-raciais nas escolas de Mariana, MG.-
Título: dc.titleThe diffusion of black culture and its interface in eja teacher education : an analysis of ethnic and racial issues in Mariana schools.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.