Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Santos, Cláudia Maria Pereira dos | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Renato Melo | - |
Autor(es): dc.creator | Pires, Washington | - |
Autor(es): dc.creator | Soares, Everton Rocha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:29:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:29:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13588 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.25242/8868103320201979 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1016661 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo foi comparar a percepção subjetiva de mulheres e homens, iniciantes (GAV-1) e concluintes (GAV-2) do curso de Bacharelado em Educação Física, sobre a imagem corporal, massa corporal e percentual de gordura a partir de fotografias de indivíduos do sexo feminino (G-MOD/Feminino) e masculino (GMOD/Masculino). Participaram do estudo 57 bacharelandos em Educação Física (30 mulheres e 27 homens), além de 20 voluntários que atuaram como modelos fotográficos (10 mulheres, GMOD/Feminino e 10 homens, GMOD/Masculino). A percepção da imagem corporal indicada pelos G-AV1 (mulheres e homens) e G-AV2 (mulheres e homens) foi semelhante aos valores autoavaliados pelo G-MOD/Feminino e GMOD/Masculino. Os valores de massa corporal indicados pelo G-AV1/Mulheres e G-AV1/Homens foram maiores que os medidos no G-MOD/Feminino. Os valores de massa corporal indicados pelo GAV2/Mulheres e G-AV2/Homens foram semelhantes aos medidos no GMOD/Feminino. Os valores de massa corporal medidos no G-MOD/Masculino foram semelhantes aos indicados pelos GAV1 (mulheres e homens) e G-AV2 (mulheres e homens). Os valores de percentual de gordura indicados pelo GAV1/Mulheres e G-AV1/Homens foram diferentes dos medidos nos G-MOD do sexo oposto; por outro lado, não houveram diferenças entre os valores de percentual de gordura medidos e os indicados pelos GAV2. Conclui-se que a partir da análise de fotografias, alunos do curso de Bacharelado em Educação Física, independente do sexo e nível de formação, têm percepção semelhante quanto à imagem corporal; já a avaliação da massa corporal e percentual de gordura, parece sofrer influências do sexo do avaliador e do avaliado e do nível de formação. | - |
Descrição: dc.description | The objective was to compare the subjective perception of women and men, freshmen (GAV-1) and veteran (GAV-2) students of bachelor’s degree in Physical Education, about body image, body mass and body fat from photographs of female (G-MOD/Female) and male (GMOD/Male) individuals. Fifty-seven physical education students (30 women and 27 men) and 20 volunteers that acted as photographic models (10 women, GMOD/Female and 10 men, G-MOD/Male) participated in this study. The perception of body image indicated by G-AV1 (women and men) and G-AV2 (women and men) was similar to the values selfassessed by G-MOD/Female and GMOD/Male. The body mass values indicated by G-AV1/Women and GAV1/Men were higher than those measured in G-MOD/Female. The body mass values indicated by G-AV2/Women and G-AV2/Men were similar to those measured in G-MOD/Female. The body mass values measured in the G-MOD/Male were similar to those indicated by G-AV1 (women and men) and G-AV2 (women and men). The values of body fat observed by G-AV1/Women and G-AV1/Men were different from those measured in G-MOD of the opposite sex; on the other hand, there were no differences between the measured body fat values and those indicated by G-AV2. It is concluded from photo analysis, that students of bachelor’s degree in Physical Education, regardless of gender and graduation level, have a similar perception regarding body image; the assessment of body mass and body fat, however, seems to be influenced by the sex of the evaluator and the evaluated and the graduation level. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Os trabalhos publicados no periódico Perspectivas Online: Biologia & Saúde estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Perspectivas Online: Biologia & Saúde <https://ojs3.perspectivasonline.com.br/biologicas_e_saude/index>. Acesso em: 07 abr. 2020. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Imagem corporal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fotografias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes | - |
Título: dc.title | Influência do gênero e formação em educação física sobre percepções corporais de indivíduos de ambos os sexos. | - |
Título: dc.title | Gender influence and training in physical education on body perceptions of individuals of both sexes. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: