Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Gutierrez Pachas, Daniel Alexis | - |
Autor(es): dc.creator | Garcia Zanabria, Germain | - |
Autor(es): dc.creator | Cuadros Vargas, Alex Jesús | - |
Autor(es): dc.creator | Cámara Chávez, Guillermo | - |
Autor(es): dc.creator | Poco Medina, Jorge Luis | - |
Autor(es): dc.creator | Gómez Nieto, Erick Mauricio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:29:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:29:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15682 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.3390/educsci12040242 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1016592 | - |
Descrição: dc.description | Computer science is a dynamic field of study that requires constant review and updating of the curricular designs in academic programs—in general, measuring the impact of plan changes has been little explored in the literature. In most cases, it focuses only on structuring its curricula, leaving aside several factors associated with important events or facts such as student dropout, retention, and inclusion. However, these features provide academic institutions with many opportunities to understand student performance and propose more effective preventive/corrective actions to avoid dropouts. This work focuses on the curricular changes’ influence on student gender imbalance, socioeconomic provenance, and dropout. Specifically, we employ three different approaches for our analysis: (i) a longitudinal study of four curricula from informatics engineering to computer science transition at San Pablo Catholic University, (ii) an exploratory analysis for identifying essen- tial features that determines the events mentioned above, and (iii) a survival analysis to estimate the probability that a student will stay (not dropout) before graduate, and calculate the average permanence time per curricula. Our analysis shows that the female student rates decreased, student rates from lower socioeconomic provenance increased, and the dropout rates were reduced with updates towards an internationally standardized curriculum. This is even strongly evidenced when the program changes its name. Finally, the set of techniques employed in this work composes a statistical mechanism that can be replicated/adapted to any other program in computer science aiming to extract valuable insights to support the decision-making process in educational institutions. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | This article is an open access article distributed under the terms and conditions of the Creative Commons Attribution (CC BY) license (https:// creativecommons.org/licenses/by/ 4.0/). Fonte: o PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Student dropout | - |
Palavras-chave: dc.subject | Survival analysis | - |
Título: dc.title | How do curricular design changes impact computer science programs? : a case study at San Pablo Catholic University in Peru. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: