Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Otávia Martins Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Peres, Antônio Eduardo Clark | - |
Autor(es): dc.creator | Martins, Afonso Henriques | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Carlos Alberto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:29:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:29:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-04-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-04-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4949 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1016/j.mineng.2012.09.019 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1016584 | - |
Descrição: dc.description | Clay minerals are widespread in various types of mineral deposits. When present, they contribute to the high content of certain parameters such as silica, aluminium, and magnesium. This study aimed to find selectivity windows to separate hematite from a clay mineral (kaolinite) to allow reduction of the levels of silica and alumina in iron ore. The collectors used were: etheramine Flotigam EDA (EDA) and the ammonium quaternary salts: dodecyltrimethylammonium bromide (DTAB) and Tomamine Q-14-2 PG (AQ142). The depressant used was corn starch. The separation selectivity was achieved using DTAB in the pH range between 4 and 10. Using the collectors EDA and AQ142, the selectivity was obtained only in the presence of starch, at pH 10. Laboratory scale tests showed that as far as the particles size is concerned, better selectivity was achieved with finer particles. Circuit configurations including cleaner and scavenger stages, and pilot scale tests, will be required prior to a possible industrial implementation of the separation. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | O periódico Minerals Engineering concede permissão para depósito deste artigo no Repositório Institucional da UFOP. Número da licença: 3585900433982. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Flotation collectors | - |
Palavras-chave: dc.subject | Froth flotation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Kaolinite | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hematite | - |
Título: dc.title | Kaolinite and hematite flotation separation using etheramine and ammonium quaternary salts. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: