“I am done” : violência sexual, testemunho e reparação em ‘Hysterical Girl’.

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Autor(es): dc.creatorBarbosa, Karina Gomes-
Autor(es): dc.creatorMendonça, Carlos Magno Camargos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:29:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:29:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-09-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-09-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15102-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.12957/logos.2021.62594-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1016570-
Descrição: dc.descriptionRealizamos uma leitura do do- cumentário em curta-metragem Hysterical Girl (Kate Novack, 2020) com o objetivo de investigar os modos pelos quais a desarticu- lação da linearidade temporal e do diacronismo no audiovisual, por meio da linguagem, pode provocar fissuras em narrativas patriarcais, promover certo tipo de denúncia e ao mesmo tempo reparação de violências. Partimos de uma pers- pectiva feminista do audiovisual e do arquivo, que demanda pro- cessos de re-visão em busca de um novo olhar crítico, e nos de- bruçamos sobre duas estratégias cinemáticas empregadas no filme, a montagem e o off. Concluímos que o jogo da montagem, privile- giando o arquivo, o repertório e os discursos, cria um espaço teste- munhal para a verdade de Dora, usurpada por Freud, e a restitui simbolicamente.-
Descrição: dc.descriptionHysterical Girl (Kate Novack, 2020) in order to investigate the ways in which the disarticulation of temporal linearity and diachro- nism in the audiovisual, through language, can cause fissures in patriarchal narratives, promote a certain type of denunciation and, at the same time, a reparation for violence. We operate from a fe- minist perspective of audiovisual and archives, which demands re- -vision processes in search of a new critical sight, and we focus on two cinematic strategies used in the film, editing and off. We conclude that the editing game, privileging the archive, the reper- toire and the discourses, creates a testimonial space for Dora’s truth, stolen by Freud, and sym- bolically restores it.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Logos permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/928>. Acesso em: 09 maio 2022.-
Palavras-chave: dc.subjectTemporalidade-
Palavras-chave: dc.subjectArquivo-
Palavras-chave: dc.subjectTemporality-
Palavras-chave: dc.subjectArchive-
Palavras-chave: dc.subjectTestimony-
Título: dc.title“I am done” : violência sexual, testemunho e reparação em ‘Hysterical Girl’.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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