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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Orey, Daniel Clark | - |
| Autor(es): dc.creator | Rosa, Milton | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:29:27Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:29:27Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17138 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1016535 | - |
| Descrição: dc.description | Com a promulgação de leis específicas para a obrigatoriedade da inserção do conhecimento histórico, cultural, social, matemático e científico dos membros de grupos culturais distintos, como, por exemplo, os afro-brasileiros, os africanos e os indígenas, existe a necessidade da inserção efetiva dessas culturas nos componentes do currículo escolar. Nesse direcionamento, é necessário que a Lei 10.639/03 e a Lei 11.645/08 sejam implementadas nas aulas de Matemática em conjunção com outras ações pedagógicas que visam ressaltar os valores afro-brasileiros relacionados com os conhecimentos de matriz africana. Essasleisdesempenham um papel importante nas políticas educacionais brasileiras, pois podem propiciar a compreensão holística da influência das culturas africana e indígena nos ambientes educacionais com a utilização da ação pedagógica da Etnomodelagem, pois tem como objetivo possibilitar a redução/diminuição da desigualdade sociocultural dos membros desses grupos culturais na sociedade brasileira. Desse modo, os conhecimentos, as características e as especificidades dos membros de grupos culturais afrodescendentes devem ser valorizadas como uma herança cultural, que devem ser concretizadas por meio de ações pedagógicas em todas as instituições responsáveis pela difusão do conhecimento e do saber/fazer matemático em contextos culturais distintos por meio da Etnomodelagem. | - |
| Descrição: dc.description | With the enactment of specific laws for mandatory insertion of historical, cultural, social, mathematical, and scientific knowledge of members of distinct cultural groups, such as Afro-Brazilians, Africans, and Indigenous people, there is an eed to insert these cultures into the components of the school curricula. In this direction, it is necessary that Law 10.639/03 and Law 11.645/08 be implemented in mathematics classes in conjunction with other pedagogical actions that aim to emphasize Afro-Brazilian values related to knowledge of African origin. These laws play an important role in Brazilian educational policies, as they can provide a holistic understanding of the influence of African and Indigenous cultures in educational environments with the use of the pedagogical action of ethnomodelling, as it aims to enable the reduction/decrease of the sociocultural inequalities of the members of these cultural groups in Brazilian society. In this way, the knowledge, characteristics, and specificities of members of Afro-descendant cultural groups must be valued as a cultural heritage, which must be implemented through pedagogical actions in all institutions responsible for disseminating mathematical knowledge in distinct cultural contexts through Ethnomodelling. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Este trabalho está sob uma licença Creative Commons AttributionNonCommercial 4.0 International License. Fonte: PDF do artigo. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Quilts da liberdade | - |
| Título: dc.title | Uma ação pedagógica da etnomodelagem para a implementação da lei 11.645/08. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
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