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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Nogueira, Marlice de Oliveira e | - |
| Autor(es): dc.contributor | Nogueira, Marlice de Oliveira e | - |
| Autor(es): dc.contributor | Coutrim, Rosa Maria da Exaltação | - |
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Fernanda Aparecida de Oliveira Rodrigues | - |
| Autor(es): dc.contributor | Nogueira, Maria Alice de Lima Gomes | - |
| Autor(es): dc.contributor | Perosa, Graziela Serroni | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Rosilane Katia de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:29:25Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:29:25Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19610 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1016519 | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
| Descrição: dc.description | Tendo em vista a raridade de estudos no Brasil sobre a relação entre a profissão dos pais, as práticas educativas familiares e a vida escolar dos filhos, este texto apresenta os resultados de uma tese de doutorado que teve como objeto de estudo as práticas educativas e de escolarização em famílias de diferentes grupos ocupacionais médios. O objetivo principal foi investigar as variações nas práticas educativas parentais desenvolvidas por famílias de camadas médias de diferentes grupos ocupacionais/profissionais nos processos de escolarização dos filhos. Conceituamos as camadas médias brasileiras nas discussões de economistas e sociólogos, e evidenciamos a tensão entre eles. Sob a perspectiva da variação interna ocupacional e a relação com a escolarização da prole, lançamos mão de obras de pesquisadores que estudaram os grupos médios, sobretudo no âmbito da Sociologia da Educação, e de estudos que investigaram o grupo profissional dos pais professores. A pesquisa ocorreu em três cidades mineiras, Mariana, Ouro Preto e Itabirito, com desenho metodológico de abordagem mista, quantitativa e qualitativa, que compreendeu duas etapas. Na fase inicial, realizamos um levantamento das escolas privadas que atendiam a um público tipicamente pertencente às camadas médias e aplicamos um questionário com as famílias dos estudantes matriculados na educação infantil e ensino fundamental I. Traçamos o perfil sociodemográfico, socioeconômico, educacional e profissional das famílias e selecionamos 30 pais e mães para participarem da segunda fase da investigação, com aplicação de entrevista semiestruturada, mediante os critérios: 1) pais e mães professores/as da educação básica (setor público e privado); 2) pais profissionais do setor público de nível superior que não docentes; 3) pais profissionais autônomos; 4) pais profissionais do setor privado (empreendedores médios); 5) pais profissionais do setor privado gerencial e quadros médios assalariados. Examinamos os dados pela técnica de análise interpretativa e, em articulação com a teoria e o roteiro de entrevista, elencamos cinco eixos de análises com suas categorias. Os resultados revelaram o efeito mãe professora na vida escolar dos filhos, especialmente em comparação com as práticas educativas dos genitores de outros grupos ocupacionais, pois a condição híbrida de mãe e professora favorecia uma melhor sincronização entre vida familiar e profissional, uma vez que permitia controlar rigorosamente a vida diária dos filhos e supervisionar sistematicamente as lições de casa, mesmo com carga horária intensa. No lar, as mães professoras ensinavam as crianças as mesmas abordagens educacionais que utilizavam na escola, e convertiam os trunfos profissionais da docência em benefícios para a escolarização dos filhos; enquanto pais e mães dos setores público e privado, não detentores do conhecimento técnico e pedagógico docente, dependiam mais das orientações dos professores para intervir nos deveres escolares da prole. Notou-se também uma proximidade das práticas educativas dos pais do setor público com as das mães docentes, em razão de seu maior acúmulo de capital cultural e pelo fato de a metade dos entrevistados dessa fração atuar profissionalmente, assim como os professores, no campo do controle simbólico. O estudo indicou que a ocupação dos pais, o setor de empregos, o nível socioeconômico e cultural das famílias influenciavam suas práticas, estratégias educativas e sua relação com a escola. Os benefícios ocupacionais variavam conforme a profissão e os valores, e as habilidades ensinadas convergiam com aquelas exigidas deles no seu ambiente de trabalho. | - |
| Descrição: dc.description | Given the scarcity of studies in Brazil about the relationship between parents' professions, family educational practices, and children's schooling, this text presents the results of a doctoral thesis that studied educational and schooling practices in families from different middle-class occupational groups. The main objective was to investigate the variations in parental educational practices developed by middle-class families from different occupational/professional groups in the schooling processes of their children. We conceptualize the Brazilian middle classes in the discussions of economists and sociologists and highlight the tension between them. From the perspective of internal occupational variation and the relationship with children's schooling, we draw on works by researchers who studied middle- class groups, especially in the field of Sociology of Education, and studies that investigated the professional group of teacher parents. The research was conducted in three cities in Minas Gerais: Mariana, Ouro Preto, and Itabirito, with a mixed methodological design, quantitative and qualitative, which comprised two stages. In the initial phase, we carried out a survey on private schools that served a typical middle-class audience and applied a questionnaire to the families of students enrolled in early childhood education and elementary school I. We outlined the sociodemographic, socioeconomic, educational and professional profile of the families and selected 30 parents to participate in the second phase of the investigation, with the application of semi-structured interviews, using the following criteria: 1) parents who were teachers in basic education (public and private sectors); 2) parents who were professionals in the public sector with higher education who were not teachers; 3) parents who were self-employed professionals; 4) parents who were professionals in the private sector (medium-sized entrepreneurs); 5) parents who were professionals in the private sector who were managers and middle-level salaried employees. We examined the data using the interpretative analysis technique and, in conjunction with the theory and the interview guide, we listed five axes of analysis with their categories. The results revealed the mother-teacher effect on their children's school life, especially in comparison with the educational practices of parents from other occupational groups, as the hybrid condition of mother and teacher favored better synchronization between family and professional life, since it allowed them to strictly control their children's daily lives and systematically supervise their homework, even with intense workloads. At home, mothers who were teachers taught their children the same educational approaches they used at school and converted the professional strengths of teaching into benefits for their children's schooling; while fathers and mothers from the public and private sectors, who did not have the technical and pedagogical knowledge of teaching, depended more on teachers' guidance to intervene in their children's schoolwork. It was also noted that the educational practices of fathers from the public sector were similar to those of mothers who were teachers, due to their greater accumulation of cultural capital and the fact that half of the interviewees in this fraction worked professionally, like the teachers, in the field of symbolic control. The study indicated that the occupation of the parents, the sector in which they worked, the socioeconomic and cultural level of the families influenced their practices, educational strategies and their relationship with school. Occupational benefits varied according to the profession and values, and the skills taught converged with those required of them in their work environment. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | - |
| Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 27/12/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - participação dos pais - ocupação parental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Classes sociais - camadas médias | - |
| Título: dc.title | Famílias de camadas médias e a escola : práticas educativas familiares em diferentes grupos ocupacionais. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
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