Elaborando uma análise ator-rede sobre o Role Playing Game “energizando”.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSousa, Raquel Gonçalves de-
Autor(es): dc.creatorSilva, Fábio Augusto Rodrigues e-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:29:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:29:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-16-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-16-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15352-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i3.12120-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1016444-
Descrição: dc.descriptionO artigo apresenta um estudo sobre os elementos humanos e não humanos, que foram arregimentados durante a criação do roteiro para o Role Playing Game “Energizando”. O referencial teórico-metodológico principal da pesquisa foi a Teoria Ator-Rede, que nos permitiu investigar, no texto desenvolvido para o jogo pedagógico, seu potencial para mobilizar processos de ensino e aprendizagem sobre energia e suas transformações. A análise textual foi realizada com o suporte do software Iramuteq por meio da geração de árvores de similitude, que propiciaram o rastreamento de interações entre os diferentes elementos mobilizados na narrativa. Elas confirmaram que o conceito de energia esteve presente na rede sociotécnica tecida no texto como um processo de equilibração e indicaram que o jogo pode ser um recurso didático importante para a aprendizagem de um dos temas mais importantes para o ensino de Ciências.-
Descrição: dc.descriptionThe article presents a study about the human elements and not humans who were regimented during the creation of the script for the Role Playing Game “Energizing”. The main theoretical-methodological referential of the research was the Actor-Network which allowed us to investigate in the text developed for the pedagogical game its potential to mobilize teaching and learning processes about energy and its transformations. The textual analysis was made with the support of the software Imurateq through the generation of similarity trees that provided the tracking of interactions among the different elements mobilized in the narrative. It confirms that the concept of energy was present in the sociotechnical network woven in the text as an equilibratory process and indicated the game can be an important didactic resource for learning one of most important themes for Science teaching.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Revista Insignare Scientia permite distribuição, remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1973>. Acesso em: 26 maio 2022.-
Palavras-chave: dc.subjectEnergia-
Palavras-chave: dc.subjectJogo pedagógico-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise textual-
Palavras-chave: dc.subjectEnergy-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogical game-
Título: dc.titleElaborando uma análise ator-rede sobre o Role Playing Game “energizando”.-
Título: dc.titleDeveloping an actor-network analysis on the Role Playing Game “energizing”.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.