
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pereira Junior, Álvaro Rodrigues | - |
| Autor(es): dc.contributor | Pereira Junior, Álvaro Rodrigues | - |
| Autor(es): dc.contributor | Merschmann, Luiz Henrique de Campos | - |
| Autor(es): dc.contributor | Lopes, Lucelene | - |
| Autor(es): dc.creator | Souza, Wander Inácio de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:29:11Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:29:11Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14709 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1016408 | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. Departamento de Ciência da Computação, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
| Descrição: dc.description | Aprender um novo idioma é algo fundamental no mundo globalizado de hoje. O inglês se destaca como o idioma mais estudado atualmente por ser mais utilizado na produção das mais diversas midas, nas quais cita-se filmes, músicas, jogos, seriados, entre outros. A necessidade de aprender um novo idioma e, principalmente, a língua inglesa, vem impulsionando a criação de novos métodos de aprendizados. Busca-se principalmente uma maior comodidade ao estudante, como a possibilidade de estudar em casa, através da Internet. Entretanto, as metodologias de ensino continuam padronizadas e engessadas, não considerando a individualidade de cada aluno no processo de aprendizagem. Uma metodologia de ensino que seja adequada a individualidade de cada aluno demanda de métodos capazes de gerar conhecimento ao estudante por meio do uso de temas que sejam de seu interesse. Dessa forma, neste trabalho propõe-se o desenvolvimento de uma metodologia de construção de ponderação de sinônimos para geração automática de exercícios de vocabulário, no intuito de automatizar a geração de exercícios de vocabulário. O estudo mostrou a viabilidade da aplicação da ponderação automática dos sinônimos e da escolha adequada das palavras utilizadas para o problema de geração de exercícios da língua inglesa. Em especial, para o melhor cenário estudado, a acurácia de seleção alcançou 84,8%, o que parece ser um resultado satisfatório para que se possa, no futuro, gerar uma aplicação real para a geração automática de exercícios de vocabulário. | - |
| Descrição: dc.description | Learning a new language is fundamental in the globalized world we live in. English stands out as the most studied language nowadays, mostly because of its use in production of the most diverse media, like films, music, games, series, among others. The need to learn a new language, and especially the English language, has been driving the development of new learning methods. However, teaching methodologies remain standardized and embedded, not considering the individuality of each student in the learning process. A teaching methodology that is adequate to the individuality of each student demands methods capable of generating knowledge to the student through the use of topics that are of interest to them. In this way, this work proposes the development of a methodology for automatic generation of vocabulary exercises, in order to enable the generation of exercises from a document used as input. The study showed the feasibility of the application in automatic generation, reaching the precision of 100% for given scenarios. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/us/ | - |
| Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 11/03/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Processamento de linguagem natural | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Análise textual | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geração de exercícios | - |
| Título: dc.title | Uma metodologia de ponderação de sinônimos para geração automática de exercícios de vocabulário. | - |
| Título: dc.title | A methodology for automatic generation of vocabulary exercises. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: