Categorias para o uso educativo de filmes com elementos científicos e tecnológicos.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAlcântara, Anayra Yule-
Autor(es): dc.creatorLima, Guilherme da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:29:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:29:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-13-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-13-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12588-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.26843/rencima.v10i1.1571-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1016393-
Descrição: dc.descriptionApesar dos esforços da comunidade científica, diversos setores da sociedade permanecem alheios aos conhecimentos, técnicas, práticas sociais e história da Ciência e da Tecnologia. O projeto “Luz, câmera e... ciência” promove atividades desenvolvidas no âmbito da educação científica por meio da utilização de obras cinematográficas. Num plano mais amplo, o projeto “Luz, câmera e... ciência” desenvolve ações de educação científica para a sociedade ouro-pretana, que por sua vez é capaz de promover o empoderamento social frente a desafios científicos e tecnológicos da contemporaneidade. O objetivo deste artigo é apresentar aspectos científicos e tecnológicos presentes em filmes com elementos de cientificidade. A partir da análise de conteúdo, foram analisados 14 filmes e propostas 7 categorias de aspectos científicos e tecnológicos abordados pelas obras cinematográficas. O artigo destaca que produções cinematográficas podem ser utilizadas como ferramentas para a apropriação da cultura científica pela sociedade.-
Descrição: dc.descriptionDespite the efforts of the scientific community, several sectors of society remain distant to the knowledge, techniques, social practices and history of Science and Technology. The project “Light, camera and ... science” promotes activities developed in the scope of scientific education through the use of cinematographic works. At a broader level, Project “Light, camera and ... science” develops scientific education actions for the Ouro Preto society, which is capable of promoting social empowerment in the face of contemporary scientific and technological challenges. The objective of this article is to present scientific and technological aspects present in films with elements of Science and Technology. From the content analysis, 14 films were analyzed and 7 categories of scientific and technological aspects addressed by cinematographic works were proposed. The article emphasizes that cinematographic productions can be used as tools for the appropriation of scientific culture by society.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Revista de Ensino de Ciências e Matemática permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/873>. Acesso em: 06 ago. 2020.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação não-formal-
Palavras-chave: dc.subjectCultura científica-
Palavras-chave: dc.subjectSociedade-
Palavras-chave: dc.subjectEducação científica-
Título: dc.titleCategorias para o uso educativo de filmes com elementos científicos e tecnológicos.-
Título: dc.titleCategories for the educational use of films with scientific and technological elements.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.