Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Alves, Kaylla Lemes | - |
Autor(es): dc.creator | Fonseca Filho, Ricardo Eustáquio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:29:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:29:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14442 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1016382 | - |
Descrição: dc.description | O birdwatching (observação de aves) é uma atividade ecoturística praticada por pessoas de todas as idades e pode vir a ser uma ferramenta útil para se tratar da temática ambiental. A utilização da atividade em escolas pode ser vista como um complemento à educação formal, a intenção é unir a teoria à prática levando os alunos para além dos muros da escola (e gaiolas dos pássaros). Este estudo teve como objetivo compreender o grau de consciência ambiental dos alunos do 5° ano do ensino fundamental da Escola Municipal Professor Domingos Pimentel de Ulhôa, Uberlândia/MG, a fim de propor a observação de aves como forma de instigar o pensamento crítico deles em relação às questões ambientais. Essa pesquisa foi realizada em quatro etapas, aplicação de um questionário diagnóstico, palestra participativa, visita ao Parque Complexo do Sabiá e questionário final. Os resultados expressaram que os alunos conseguiram se conectar as atividades propostas se manifestando preocupados e reflexivos sobre a avifauna e aos problemas ambientais. Concluiu-se que a prática do birdwatching se mostra eficiente quando se aplicada às crianças, pois conseguiu despertar neles o interesse pelo debate sobre a conservação do meio ambiente. | - |
Descrição: dc.description | Birdwatching is an ecotourism activity practiced by people of all ages and can be a useful tool to deal with environmental issues. The use of the activity in schools can be seen as a complement to the formal education, the intention is to unite theory to practice taking students beyond the walls of the school (and birdcages). The purpose of this study was to understand the degree of environmental awareness among students of the fifth year of elementary school at the Domingos Pimentel Municipal School in Ulhôa, Uberlândia / MG / Brazil, in order to propose the observation of birds as a way of instigating their critical thinking in relation to environmental issues. This research was carried out in four stages, application of a diagnostic questionnaire, participatory lecture, visit to the Sabiá Complex Park and final questionnaire. The results expressed that the students were able to connect the proposed activities expressing worried and reflective about the avifauna and the environmental problems. It was concluded that the practice of birdwatching is efficient when applied to children, since it has awakened interest in the debate on conservation of the environment. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Os trabalhos publicados no periódico Revista: Turydes estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Revista: Turydes <http://www.eumed.net/rev/turydes/sobre.htm>. Acesso em: 21 fev. 2020. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ecoturismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ao ar livre | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biodiversidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Outdoor education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biodiversity | - |
Título: dc.title | Observação de aves e educação ambiental : percepções de alunos de escola pública, Uberlândia/MG. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: