Condições e precarizações do fazer docente : implicações da COVID-19 nas práticas de professores alfabetizadores.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMatos, Wesley Santos de-
Autor(es): dc.creatorSantos, Fabrício de Paula-
Autor(es): dc.creatorFranco, Marco Antônio Melo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:29:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:29:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-15-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19556-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.54033/cadpedv21n5-143-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1016368-
Descrição: dc.descriptionA pandemia de Covid-19 impulsionou mudanças significativas no setor educacional, forçando uma transição abrupta do ensino presencial para o remoto. Este estudo analisa as adaptações nas práticas docentes em escolas municipais de Contagem, Minas Gerais, com foco especial nos professores dos anos iniciais do ensino fundamental. O objetivo principal foi entender como esses educadores planejaram e executaram suas atividades pedagógicas para assegurar a continuidade do processo de alfabetização durante a crise. Foram coletados dados de 290 professores através de questionários, revelando uma discrepância significativa entre as diretrizes das autoridades educacionais e as condições reais dos docentes. Esse descompasso resultou em desafios no manejo de tecnologias digitais e na adaptação de métodos de ensino. Além disso, a falta de recursos adequados e de infraestrutura para o ensino à distância foi evidente, junto com as consideráveis dificuldades emocionais enfrentadas pelos professores. Este estudo destaca a necessidade urgente de políticas públicas que melhorem a formação dos professores em tecnologias educacionais e aprimorem a infraestrutura das escolas. Estas medidas são cruciais para mitigar as desigualdades educacionais e preparar o sistema educacional para enfrentar futuras crises que exigem modalidades de ensino não presenciais. A pesquisa também sugere a importância de uma maior colaboração entre os educadores e as autoridades para garantir que as transições sejam mais eficientes e menos disruptivas, enfatizando a necessidade de estratégias de ensino que sejam adaptativas e inclusivas, considerando as diversidades socioeconômicas dos estudantes. Por fim, o estuda aponta que a COVID-19 trouxe mudanças para o processo educacional, mas precisa ser cuidadosamente estudada, uma vez que, dependendo do uso que se faz, tende a fragilizar e a precarizar ainda mais, a educação no país.-
Descrição: dc.descriptionThe Covid-19 pandemic drove significant changes in the educational sector, forcing an abrupt transition from in-person to remote teaching. This study analyzes adaptations in teaching practices in municipal schools in Contagem, Minas Gerais, with a special focus on teachers in the early years of elementary school. The main objective was to understand how these educators planned and executed their pedagogical activities to ensure the continuity of the literacy process during the crisis. Data were collected from 290 teachers through questionnaires, revealing a significant discrepancy between the guidelines of educational authorities and the real conditions of teachers. This mismatch resulted in challenges in managing digital technologies and adapting teaching methods. Furthermore, the lack of adequate resources and infrastructure for distance learning was evident, along with the considerable emotional difficulties faced by teachers. This study highlights the urgent need for public policies that improve teacher training in educational technologies and improve school infrastructure. These measures are crucial to mitigate educational inequalities and prepare the educational system to face future crises that require non-face-to-face teaching modalities. The research also suggests the importance of greater collaboration between educators and authorities to ensure that transitions are more efficient and less disruptive, emphasizing the need for teaching strategies that are adaptive and inclusive, considering the diversities -students’ socioeconomic status. Finally, the study points out that COVID-19 has brought changes to the educational process, but needs to be carefully studied, since, depending on how it is used, it tends to weaken and make education even more precarious in the country.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsOs trabalhos publicados no periódico Caderno Pedagógico estão sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Fonte: Caderno Pedagógico <https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/cadped/article/view/3359>. Acesso em: 01 ago. 2024.-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização-
Palavras-chave: dc.subjectPandemia COVID-19-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino remoto emergencial-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas pedagógicas-
Título: dc.titleCondições e precarizações do fazer docente : implicações da COVID-19 nas práticas de professores alfabetizadores.-
Título: dc.titleConditions and precariousness of teaching : implications of COVID-19 on the practices of literacy teachers.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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