Estudando a física moderna por meio de um experimento didático-investigativo : o céu azul.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorGuimarães, Michele Hidemi Ueno-
Autor(es): dc.creatorSoga, Diogo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:29:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:29:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-14-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20846-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2024-0239-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1016367-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho apresenta um experimento didático-investigativo de Física Moderna. Pensamos o experimento a partir do referencial investigativo, baseando-se na problematização e descoberta, em um processo, no qual o aluno é o protagonista, interagindo na construção do próprio conhecimento, facilitando a sua aprendizagem. Neste caso, o professor torna-se alguém que engaja os alunos nas discussões, incentivando-os a participar ativamente das aulas, a refletir, analisar e questionar. Observando peças transparentes, de material birrefringente, iluminados pela luz parcialmente polarizada do céu azul, observamos, em conjunto com um polarizador, padrões coloridos nas peças, a partir do qual podemos inferir o aprendizado de Física Moderna no Ensino Médio. Explicamos o céu azul, a polarização da luz e associamos ao fenômeno da birrefringência. O experimento é de baixo custo, pois precisa de dois componentes e uma câmera digital para registrar imagens.-
Descrição: dc.descriptionThis work presents an experimental inquiry learning of modern physics. We think the experiment from an inquiry approach, based on problematization and discovery, in a process, in which the student is the protagonist, interacting in the construction of his own knowledge, facilitating his learning. In this case, the teacher becomes someone who engages students in discussions, encouraging them to actively participate in classes, reflecting, analyzing and questioning. Seeing transparent pieces, made of birefringent materials, illuminated by partially polarized light from blue sky, anyone could see colored patterns, from it is possible to associate the learning of modern physics in high school. We explain the blue sky, the polarization of light and the birefringence. The experiment is low cost, as it needs two components and a digital camera to record images.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste trabalho está sob uma Licença Creative Commons 4.0. Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino investigativo-
Palavras-chave: dc.subjectBirrefringência-
Palavras-chave: dc.subjectPolarização-
Título: dc.titleEstudando a física moderna por meio de um experimento didático-investigativo : o céu azul.-
Título: dc.titleStudying modern physics through a didactic-investigative experiment : the blue sky.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.