Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rodrigues, Hila Bernadete Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Rodrigues, Hila Bernadete Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Luciana de | - |
Autor(es): dc.contributor | Coração, Cláudio Rodrigues | - |
Autor(es): dc.creator | Fontes, Bruna Caroline dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:29:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:29:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-08-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-08-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8545 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1016365 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação analisa a representação feminina na mídia. Para dar início a este percurso, um estudo sobre como o gênero se inscreve no espaço e tempo social é proposto e revela o modo como o corpo carrega em si reflexos de uma sociedade patriarcal. Sob esta perspectiva, uma breve linha histórica da representação feminina na mídia é traçada e investiga de que modo a mulher é representada nos meios de comunicação, em especial, nas revistas femininas. A obra teatral e jornalística de Nelson Rodrigues, bem como a importância da figura da mulher em sua vida particular, também é estudada, em uma tentativa de compreender as influências do processo criativo de suas personagens. Por meio da Análise do Discurso, levantam-se reflexões acerca de como o discurso pode influir nas práticas representativas dentro e fora do jornalismo. Dividido em dois momentos distintos, o estudo examina, na primeira etapa, as crônicas que constituem o consultório sentimental de Nelson Rodrigues, sob o pseudônimo de Myrna, na década de 1950. Na segunda fase, faz uma leitura sobre o atual modo de representar mulheres de destaque na contemporaneidade. A análise revela quais são os anseios, desejos e aspirações femininas e discute se são amplamente contemplados pela mídia na qual se inserem. | - |
Descrição: dc.description | This dissertation analyzes the female representation in the media. To start its course, a study about how gender goes into social space and time is proposed and reveals the way the body carries on itself the reflexes of a patriarchal society. Under this perspective, a brief historic of female representation in media is traced and investigates how women are presented in communication vehicles, specially, in female magazines. The dramatic and journalist work of Nelson Rodrigues, as the importance of women figures in their private lifes, are also studied, in an attempt to understand the influences on the creative process of his characters. Through the Discourse Analysis, it is intended to raise consciousness about how the speech can influence in the representative practices in and out journalism. Through Discourse Analysis, rises consciousness about how the speech can influence in the representative practices in and out journalism. Divided in two distinctive moments, the study examines, in its first step, the chronicles that compose Nelson Rodrigues' sentimental collection, under the alias Myrna, in the 1950's. In its second step, it studies the actual way of representing prominent women nowadays. The analysis reveal what are the feminine yearnings, desires and aspirations and discuss if they are covered by the media in with they're in. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 07/03/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nelson Rodrigues | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulheres e literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discurso - análise | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mídia social | - |
Título: dc.title | Ser mulher : a representação feminina de Nelson Rodrigues e uma leitura da mídia contemporânea. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: