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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Cíntia Vieira da | - |
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Cíntia Vieira da | - |
| Autor(es): dc.contributor | Mello Filho, Sílvio Ferraz | - |
| Autor(es): dc.contributor | Borges, Maria Lucília | - |
| Autor(es): dc.creator | Pinto, Patrícia Bizzotto | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:29:02Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:29:02Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-02-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-02-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9441 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1016341 | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
| Descrição: dc.description | Esta dissertação pretende apresentar a ideia de um pensamento-música. Ela parte da filosofia de Gilles Deleuze – desde algumas primeiras publicações, como Diferença e Repetição, até obras em parceria com Félix Guattari, como Mil Platôs, Kafka - por uma literatura menor e O que é filosofia? – sob uma perspectiva estética e sua relação com o musical e o sonoro. Pretende-se investigar, dentro desta perspectiva, a relação e os limites entre o sonoro-musical, a sensação, a criação e o pensamento. Para tanto, foram rastreados, no contexto do encontro de Deleuze com as artes e de seu encontro com Félix Guattari, a incidência (articulações, modulações, relações de vizinhança) de conceitos que na perspectiva desta dissertação entendem-se como “musicais”. Tais conceitos são aqui analisados e discutidos junto com a noção de movimento do ato de pensar/sentir/criar, compondo um plano que problematiza de forma subjacente alguns limites da filosofia. | - |
| Descrição: dc.description | Ce mémoire de master cherche à présenter l’idée d’une pensée-musique. On part de la philosophie de Gilles Deleuze – depuis ses premiers ouvrages, comme Différence et Répétition, jusqu’aux oeuvres écrites avec Félix Guattari, comme Milles Plateaux, Kafka – pour une littérature mineure et Qu’est-ce que la philosophie ? – sous une approche esthétique et son rapport avec le musical et le sonore. On prétend investiguer, dans cette perspective, le rapport et les limites entre le sonore-musical, la sensation, la création et la pensée. Pour cela, il a été investigué l’occurrence (c’est à dire, les articulations, les modulations, les rapports de voisinage) de concepts qui selon la perspective de ce mémoire sont-ils entendus comme « musicaux ». Tels concepts sont ici analysés et discutés à partir de la notion de mouvement de l’acte de penser/sentir/créer, en composant, ainsi, un plan qui problématise de manière sous-jacente certaines limites de la philosophie. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 09/11/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gilles Deleuze | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ritmo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Criação | - |
| Título: dc.title | Pensamento-música e a filosofia de Gilles Deleuze. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
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