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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Paulo, Jacks Richard de | - |
Autor(es): dc.contributor | Paulo, Jacks Richard de | - |
Autor(es): dc.contributor | Bertin, Marta | - |
Autor(es): dc.contributor | Magalhães, Rosângela Márcia | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Helena Azevedo Paulo de | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa Júnior, José | - |
Autor(es): dc.creator | Araújo, Stela Maris Mendes Siqueira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:28:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:28:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19912 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1016301 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | O avanço tecnológico e seus reflexos no campo educacional tem impactado cada vez mais o processo de ensino e de aprendizagem. Por isso tornou-se fundamental desenvolver pesquisas para compreender como ocorre a inserção e apropriação de toda essa tecnologia disponível, em ambiente escolar. Diante do exposto, a presente pesquisa tem por objetivo geral conhecer os caminhos e as possibilidades adotadas por professores que atuam nos anos iniciais da educação básica ao promoverem os ensinamentos dos conceitos geográficos mediados por tecnologia digital. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, através da parceria colaborativa com os professores, destaca-se que a parceria colaborativa possibilita muitas oportunidades. Para alcançar o objetivo geral, identificou-se como os professores desenvolvem os conceitos a partir de aulas de campo; refletiu-se sobre as práticas pedagógicas adotadas para abordar os conceitos geográficos por meio de tecnologias; analisou-se os novos caminhos ou possibilidades para o processo de ensino e de aprendizagem atreladas ao uso de tecnologias, desenvolveu-se o Trabalho de Campo Virtual (TCV) e foram analisadas as contribuições da parceria colaborativa para o (re)dimensionamento do saber fazer pedagógico dos professores. A parceria colaborativa foi feita com os professores de uma escola estadual, no interior de Minas Gerais. Através dessa parceria colaborativa, pode-se desenvolver a pesquisa. Durante o desenvolvimento, foi possível conhecer a infraestrutura tecnológica disponível na escola, foi traçado o perfil das professoras que participaram do projeto e suas perspectivas com relação à formação continuada do professor para lidar com as novas demandas tecnológicas. Este estudo foi ancorado na parceria colaborativa, com foco no desenvolvimento do Trabalho de Campo Virtual (TCV), que é uma metodologia utilizada no processo de ensino e de aprendizagem, garantindo a abordagem de conteúdos ancorados no uso da tecnologia digital, sem a necessidade de deslocamento físico. Foram realizados vários encontros com as professoras, utilizando estratégias diversas para garantir a participação e o protagonismo das parceiras. Ao ser protagonista no processo, elas se envolveram e demonstraram interesse em desenvolver a prática proposta de forma coletiva, mas reafirmaram que as questões de infraestrutura como laboratórios precários e de acesso ruim em relação à Internet, fazem parte da realidade da escola. Os resultados indicam que a infraestrutura tecnológica da escola não é adequada para subsidiar o uso pleno e produtivo das tecnologias digitais no processo de ensino e de aprendizagem. Embora as professoras reconheçam o potencial do uso dessas tecnologias, a maioria das abordagens que se utiliza não contempla as oportunidades de aprendizagem interativa, exploratória e participativa. Nesse contexto, desenvolveu-se o Trabalho de Campo Virtual (TCV), construído em parceria colaborativa, mediada pela plataforma genial.ly. Percebeu-se que os professores enfrentam desafios relacionados aos conceitos geográficos e mesmo tecnológicos, principalmente sobre o seu uso no contexto escolar. O TCV possibilita desenvolver a atividade com a devida abordagem teórica e metodológica, os alunos são capazes de fazer analogias, conexões, diferenciações, analisar distribuição, extensão, localização e ordenar. É possível desenvolver o TCV em diversos níveis de ensino, em diversas plataformas, de forma interdisciplinar e colaborativa, sendo capaz de possibilitar um processo de aprendizagem significativa. | - |
Descrição: dc.description | Technological advances and their impact on the educational field have increasingly impacted the teaching and learning process. Therefore, it has become essential to develop research to understand how all this available technology is inserted and appropriated in the school environment. Given the above, the general objective of this research is to understand the paths and possibilities adopted by teachers who work in the early years of basic education when promoting the teaching of geographic concepts mediated by digital technology. The research had a qualitative approach, through a collaborative partnership with teachers. It is worth highlighting that collaborative partnerships provide many opportunities. To achieve the general objective, we identified how teachers develop concepts based on fieldwork; we reflected on the pedagogical practices adopted to address geographic concepts through technology; we analyzed new paths or possibilities for the teaching and learning process linked to the use of technology; we developed Virtual Fieldwork; and we analyzed the contributions of the collaborative partnership to the (re)dimensioning of teachers' pedagogical know-how. The collaborative partnership was established with teachers from a state school in the interior of Minas Gerais. Through this collaborative partnership, the thesis project was developed. During the development, it was possible to learn about the technological infrastructure available at the school, and the profile of the teachers who participated in the project and their perspectives regarding the continuing education of teachers to deal with new technological demands were outlined. This study was anchored in the collaborative partnership, focusing on the development of Virtual Fieldwork, which is a methodology used in the teaching and learning process, ensuring the approach of content anchored in the use of digital technology, without the need for physical travel. Several meetings were held with the teachers, using different strategies to ensure the participation and protagonism of the partners. By being protagonists in the process, they became involved and showed interest in developing the proposed practice collectively, but reaffirmed that infrastructure issues such as precarious laboratories and poor Internet access are part of the school's reality. The results indicate that the school’s technological infrastructure is not adequate to support the full and productive use of digital technologies in the teaching and learning process. Although teachers recognize the potential of using these technologies, most of the approaches used do not contemplate opportunities for interactive, exploratory and participatory learning. In this context, the Virtual Fieldwork was developed, built in collaborative partnership, mediated by the genial.ly platform. It was noted that teachers face challenges related to geographic and even technological concepts, especially regarding their use in the school context. The TCV makes it possible to develop the activity with the appropriate theoretical and methodological approach, students are able to make analogies, connections, differentiations, analyze distribution, extension, location and order. It is possible to develop the TCV at different levels of education, on different platforms, in an interdisciplinary and collaborative way, being able to enable a meaningful learning process. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 28/02/2025 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geografia - estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças - formação | - |
Título: dc.title | Ensinar geografia para crianças : contribuições das aulas de campo virtual. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
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