Motives in mathematics investigative tasks as appropriations of social discourse in the light of Activity Theory.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorTorisu, Edmilson Minoru-
Autor(es): dc.creatorAraújo, Jussara de Loiola-
Autor(es): dc.creatorPowell, Arthur Belford-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:28:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:28:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-03-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-03-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11389-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss6id4889-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1016300-
Descrição: dc.descriptionInvestigate the motives of students to participate in tasks proposed in mathematics classes can bring contributions to the understanding of what effectively leads them to get involved in classes and can also contribute to the area of Mathematics Education. The purpose of this article is to present a discussion about the motives of a group of four students from the ninth year of a public school in Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil, when involved in investigations in the Mathematics classroom, using, for this, the lenses of Activity Theory. Data were collected through interviews. The qualitative analysis of the data showed that the reasons that lead them to participate in investigative tasks are related to these tasks, but not only. The social environment in which students are inserted may be as, or even more important for the emergence of motives.-
Descrição: dc.descriptionInvestigar os motivos de estudantes para participação em tarefas propostas nas aulas de Matemática pode trazer contribuições para a compreensão do que os leva, efetivamente, a se envolverem nas aulas e pode contribuir, também, para a área da Educação Matemática. O objetivo deste artigo é apresentar uma discussão em torno dos motivos de um grupo de quatro estudantes do nono de uma escola pública de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, quando envolvidos em investigações na sala de aula de Matemática, utilizando, para isso, as lentes da Teoria da Atividade. Os dados foram coletados por meio de entrevistas. A análise qualitativa dos dados mostrou que os motivos que os levam a participar de tarefas investigativas estão relacionados a estas tarefas, mas não somente. O entorno social no qual os estudantes estão inseridos pode ser tão, ou até mais importante para o surgimento de motivos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languageen-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsOs trabalhos publicados na Acta Scientiae são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Fonte: Acta Scientiae <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 14 out. 2016.-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics education-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria da Atividade-
Palavras-chave: dc.subjectMotivos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática-
Título: dc.titleMotives in mathematics investigative tasks as appropriations of social discourse in the light of Activity Theory.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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