
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Soares, Marilene Caitano Reis Almeida | - |
| Autor(es): dc.creator | Januario, Gilberto | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Francely Aparecida dos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:28:56Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:28:56Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17170 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.35786/1645-1384.v22.1800 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1016280 | - |
| Descrição: dc.description | Neste artigo, tomamos como objetivo analisar como os recursos dos professores e dos materiais implicam diferentes tipos de usos dos materiais curriculares e compreender como esses recursos interagem com affordance e agência. Para este fim, nos subsidiamos metodologicamente nos conceitos de sentido e significado. Os procedimentos metodológicos estão conectados à ideia de Núcleos de Significação para apreensão dos sentidos dos discursos de quatro professores que ensinam Matemática na escola lócus da pesquisa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas em grupo pelos professores. A análise resultou de três núcleos de significação: o perfil dos estudantes e a realidade de sala de aula como agência; affordances em interação com os recursos dos professores; e recursos dos professores e dos materiais em interação com affordance e agência. Os resultados indicam que, embora os materiais e os professores possam se assumir como agência, o perfil dos estudantes e a realidade da sala de aula configuram-se como autoridade do desenvolvimento curricular; e que a percepção pelos professores de falta de transparência nos materiais os estimula a recorrer a outros materiais, revelando acentuado grau de infidelidade ao material curricular adotado. | - |
| Descrição: dc.description | In this article, we take as a goal, analyzing how the teacher and material resources imply different use types of the curriculum materials and comprehend how do those resources Interact with affordance and agency. Due to this aim, we subsidize methodologically in the concepts of senses and the meanings. The methodological procedures are connected to the idea of Core of Meaning to the apprehension of the senses about the speeches of four Math teachers in the locus school of the research. The data was collected by semi-structured interviews, made in a group by the teachers. The analysis resulted in 3 cores of meaning: the profile of the students and the reality in the classroom as agency; affordances as the interaction with the teacher’s resources; and the teacher’s resources and the materials in interaction with affordance and agency. The results indicate that although the materials and the teachers can assume as agency, the student’s profile and the reality in the classroom configures it serves as the curriculum development authority; and the teacher’s perception about lack of transparency in the materials, encourage them to resort to other materials, revealing sharp infidelity degree of the curriculum material adopted. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | O periódico Currículo Sem Fronteiras permite e estimula autores a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial. Fonte: Currículo Sem Fronteiras <http://artigos-csf.org/index.php/csf/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 13 abr. 2022. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Relação professor-materiais curriculares | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | - |
| Título: dc.title | Professores de matemática e materiais curriculares : os sentidos apreendidos na relação na perspectiva de affordance e agência. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: