Professores de matemática e materiais curriculares : os sentidos apreendidos na relação na perspectiva de affordance e agência.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSoares, Marilene Caitano Reis Almeida-
Autor(es): dc.creatorJanuario, Gilberto-
Autor(es): dc.creatorSantos, Francely Aparecida dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:28:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:28:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-15-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-15-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17170-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.35786/1645-1384.v22.1800-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1016280-
Descrição: dc.descriptionNeste artigo, tomamos como objetivo analisar como os recursos dos professores e dos materiais implicam diferentes tipos de usos dos materiais curriculares e compreender como esses recursos interagem com affordance e agência. Para este fim, nos subsidiamos metodologicamente nos conceitos de sentido e significado. Os procedimentos metodológicos estão conectados à ideia de Núcleos de Significação para apreensão dos sentidos dos discursos de quatro professores que ensinam Matemática na escola lócus da pesquisa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas em grupo pelos professores. A análise resultou de três núcleos de significação: o perfil dos estudantes e a realidade de sala de aula como agência; affordances em interação com os recursos dos professores; e recursos dos professores e dos materiais em interação com affordance e agência. Os resultados indicam que, embora os materiais e os professores possam se assumir como agência, o perfil dos estudantes e a realidade da sala de aula configuram-se como autoridade do desenvolvimento curricular; e que a percepção pelos professores de falta de transparência nos materiais os estimula a recorrer a outros materiais, revelando acentuado grau de infidelidade ao material curricular adotado.-
Descrição: dc.descriptionIn this article, we take as a goal, analyzing how the teacher and material resources imply different use types of the curriculum materials and comprehend how do those resources Interact with affordance and agency. Due to this aim, we subsidize methodologically in the concepts of senses and the meanings. The methodological procedures are connected to the idea of Core of Meaning to the apprehension of the senses about the speeches of four Math teachers in the locus school of the research. The data was collected by semi-structured interviews, made in a group by the teachers. The analysis resulted in 3 cores of meaning: the profile of the students and the reality in the classroom as agency; affordances as the interaction with the teacher’s resources; and the teacher’s resources and the materials in interaction with affordance and agency. The results indicate that although the materials and the teachers can assume as agency, the student’s profile and the reality in the classroom configures it serves as the curriculum development authority; and the teacher’s perception about lack of transparency in the materials, encourage them to resort to other materials, revealing sharp infidelity degree of the curriculum material adopted.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Currículo Sem Fronteiras permite e estimula autores a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial. Fonte: Currículo Sem Fronteiras <http://artigos-csf.org/index.php/csf/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 13 abr. 2022.-
Palavras-chave: dc.subjectRelação professor-materiais curriculares-
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática-
Título: dc.titleProfessores de matemática e materiais curriculares : os sentidos apreendidos na relação na perspectiva de affordance e agência.-
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