Políticas de inclusão social no ensino superior brasileiro : um estudo sobre o perfil socioeconômico de estudantes nos anos 2010 a 2012.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorOliveira, Anandra Santos Ribeiro de-
Autor(es): dc.creatorSilva, Ivair Ramos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:28:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:28:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-01-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-01-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9400-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.1590/0102-4698153900-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1016257-
Descrição: dc.descriptionAo longo dos anos, o Ensino Superior brasileiro vem se caracterizando como excludente. Para combater essa realidade, várias foram as ações de ampliação de acessibilidade adotadas pelo Governo Federal no intuito de garantir que a população historicamente excluída pudesse também passar a frequentá-lo. Este artigo propõe, portanto, investigar a democratização do Ensino Superior brasileiro a partir do perfil socioeconômico de alunos pertencentes a esse nível educacional. Foram analisadas as características socioeconômicas de estudantes brasileiros dos anos de 2010, 2011 e 2012, a partir dos microdados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para análise dos dados, foram utilizadas técnicas de análise descritiva e métodos estatísticos multivariados. Percebeu-se maior inserção de alunos de classes sociais menos favorecidas após a criação dos programas de inclusão social no Ensino Superior. No entanto, verifica-se, ainda, a presença de alguns marcadores de que a democratização ainda está em vias de construção.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsOs trabalhos publicados no periódico Educação em Revista, exceto onde identificado, estão sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Educação em Revista <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0102-4698&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 09 mar. 2020.-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectDemocratização do ensino superior-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas de inclusão social no ensino superior-
Título: dc.titlePolíticas de inclusão social no ensino superior brasileiro : um estudo sobre o perfil socioeconômico de estudantes nos anos 2010 a 2012.-
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