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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Oliveira, Anandra Santos Ribeiro de | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Ivair Ramos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:28:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:28:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-02-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-02-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9400 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1590/0102-4698153900 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1016257 | - |
Descrição: dc.description | Ao longo dos anos, o Ensino Superior brasileiro vem se caracterizando como excludente. Para combater essa realidade, várias foram as ações de ampliação de acessibilidade adotadas pelo Governo Federal no intuito de garantir que a população historicamente excluída pudesse também passar a frequentá-lo. Este artigo propõe, portanto, investigar a democratização do Ensino Superior brasileiro a partir do perfil socioeconômico de alunos pertencentes a esse nível educacional. Foram analisadas as características socioeconômicas de estudantes brasileiros dos anos de 2010, 2011 e 2012, a partir dos microdados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para análise dos dados, foram utilizadas técnicas de análise descritiva e métodos estatísticos multivariados. Percebeu-se maior inserção de alunos de classes sociais menos favorecidas após a criação dos programas de inclusão social no Ensino Superior. No entanto, verifica-se, ainda, a presença de alguns marcadores de que a democratização ainda está em vias de construção. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Os trabalhos publicados no periódico Educação em Revista, exceto onde identificado, estão sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Educação em Revista <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0102-4698&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 09 mar. 2020. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Democratização do ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas de inclusão social no ensino superior | - |
Título: dc.title | Políticas de inclusão social no ensino superior brasileiro : um estudo sobre o perfil socioeconômico de estudantes nos anos 2010 a 2012. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
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