Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Cruz, Amanda Fernandes | - |
Autor(es): dc.creator | Leite, Taiane Quaresma | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, André Luís | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Sergio Evangelista | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:28:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:28:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19445 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.14488/1676-1901.v24i1.4572 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1016213 | - |
Descrição: dc.description | Universities play a fundamental role in the economy and social development. In this role they use different channels for the inception of innovations in markets. It is still necessary a systematic view capable of identifying the existent innovation channels and their relationship with the university innovation ecosystem. Drawing upon the university-industry literature, this article outlines a conceptual framework about the university innovation channels, the main agents of university innovation ecosystems and their respective roles in the technology-transfer process. This framework is based on three layers: 1 – macro-context; 2 – micro-context; and 3 – internal-context. There are identified three types of innovation channels: 1 – university spin-offs; 2 – cooperation with external agents; and 3 –licensing of patents. This framework is validated by a qualitative approach through visits and interviewswith nine agents (4 spin-offs; 1 technology center; 2 science parks; and 2 business incubators) of three different university innovation ecosystems in Brazil. This article contributes to the theory presenting an integrative perspective about the agents of university innovation ecosystems, explaining how they contribute to the university innovation channels insert innovations in markets. For the practice this article can guide the assessment and planning of the improvement of university innovation ecosystems. | - |
Descrição: dc.description | As universidades desempenham um papel fundamental na economia e no desenvolvimento social. Nesse papel, elas usam diferentes canais para a introdução de inovações nos mercados. Ainda é necessária uma visão sistemática capaz de identificar os canais de inovação existentes e sua relação com o ecossistema de inovação universitária. Com base na literatura universidade-indústria, este artigo delineia uma estrutura conceitual sobre os canais de inovação universitária, os principais agentes dos ecossistemas de inovação universitária e seus respectivos papéis no processo de transferência de tecnologia. Essa estrutura se baseia em três camadas: 1 - macrocontexto; 2 - microcontexto; e 3 -contexto interno. Foram identificados três tipos de canais de inovação: 1 - spin-offs universitários; 2 -cooperação com agentes externos; e 3 - licenciamento de patentes. Essa estrutura é validada por uma abordagem qualitativa por meio de visitas e entrevistas com nove agentes (4 spin-offs; 1 centro tecnológico; 2 parques científicos; e 2 incubadoras de empresas) de três diferentes ecossistemas de inovação universitária no Brasil. Este artigo contribui para a teoria apresentando uma perspectiva integrativa sobre os agentes dos ecossistemas de inovação universitária, explicando como eles contribuem para que os canais de inovação universitária insiram inovações nos mercados. Para a prática, este artigo pode orientar a avaliação e o planejamento da melhoria dos ecossistemas universitários de inovação. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons. Fonte: PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | University-industry | - |
Palavras-chave: dc.subject | University spin-offs | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technology transfer | - |
Palavras-chave: dc.subject | Innovation ecosystems | - |
Palavras-chave: dc.subject | Knowledge transfer | - |
Título: dc.title | University innovation ecosystems and innovation channels : conceptual framework and validation. | - |
Título: dc.title | Ecossistenas de inovação universitária e canais de inovação : estrutura conceitual e validação. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: