Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Januario, Gilberto | - |
Autor(es): dc.creator | Pires, Célia Maria Carolino | - |
Autor(es): dc.creator | Manrique, Ana Lúcia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:28:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:28:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11393 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1016201 | - |
Descrição: dc.description | No Brasil, há uma produção considerável de materiais para subsidiar o professor a desenvolver o currículo de Matemática, o que tem chamado a atenção para elaboração de projetos e de pesquisas. No entanto, ainda são ausentes trabalhos que sistematizam as produções acadêmicas sobre esses materiais, o que nos levou a desenvolver uma investigação com o objetivo de mapear pesquisas sobre materiais curriculares de Matemática; explorar questões, metodologia e tipos de pesquisas; e apresentar um quadro conceitual em Educação Matemática para orientar estudos sobre esses recursos curriculares. A coleta de dados se deu em 59 dissertações e teses, e a análise foi realizada a partir de teorizações sobre categorização e paradigmas de problemas de pesquisas e sobre a tipologia da pesquisa brasileira em Educação Matemática. Os resultados indicam o investimento de mudanças de paradigma em pesquisas sobre materiais curriculares de Matemática: de questões descritivas quanto a características dos materiais para as que investigam correlação e causalidade entre diferentes fenômenos relacionados a esses recursos curriculares. | - |
Descrição: dc.description | In Brazil, there is a considerable production of materials to subsidize the teacher to develop the mathematics curriculum, which has drawn attention to the elaboration of projects and research. However, there are still no studies that systematize the academic productions about these materials, which led us to develop an investigation with the objective of mapping research on Mathematics curriculum materials; explore issues, methodology and types of research; and present a conceptual framework in Mathematics Education to guide studies on these curriculum resources. The data collection was done in 59 dissertations and theses, and the analysis was based on theories about categorization and paradigms of research problems and on the typology of Brazilian research in Mathematics Education. The results indicate the investment on changes of paradigm in research on Mathematics curriculum materials: from descriptive questions about the characteristics of the materials to those that investigate correlation and causality between different phenomena related to these curriculum resources. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Os trabalhos publicados na Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias <http://ppct.caicyt.gov.ar/index.php/reiec/about/editorialPolicies#openAccessPolicy>. Acesso em: 27 mar. 2019 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livro didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículos de matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Textbook | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics education | - |
Título: dc.title | Pesquisas sobre materiais curriculares de Matemática : mapeamento de produções brasileiras. | - |
Título: dc.title | Research on Mathematics curriculum materials : mapping Brazilian productions. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: