
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Jacinto, Aline de Sousa | - |
| Autor(es): dc.creator | Torisu, Edmilson Minoru | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:28:44Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:28:44Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20764 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.46551/emd.v9n16a07 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1016188 | - |
| Descrição: dc.description | O objetivo do texto deste artigo é desvelar leituras do mundo de um grupo de estudantes, durante a participação em um conjunto de encontros voltados à Educação Financeira, tendo como tema central a inflação. Os participantes foram estudantes de uma escola pública do interior de Minas Gerais, que estiveram presentes em dez encontros para explorar o tema por meio de rodas de conversa, cálculos e investigações. Foram selecionados alguns dados desses encontros para analisar e responder ao objetivo proposto. As análises revelaram que os estudantes se apropriaram de novas leituras do mundo acerca da inflação e conceitos relacionados. Mais que isso, desenvolveram um olhar mais crítico sobre as suas causas e consequências. Ensaios de escrita de mundo também foram realizados. | - |
| Descrição: dc.description | The objective of this text is to reveal readings of the world of a group of students, during participation in a set of meetings focused on Financial Education through the theme of inflation. The participants were students from a public school in the interior of Minas Gerais, who were present at ten meetings to explore the topic of inflation in conversation circles, calculations and investigations. We chose some data to analyze and respond to our objective. The analyzes showed that the students appropriated new readings of the world about inflation and concepts connected to it. More than that, they started to have a more critical look at its causes and consequences. Writings from the world were also carried out. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Este trabalho está sob uma Licença Creative Commons 4.0. Fonte: PDF do artigo. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação financeira | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática crítica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inflação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Leitura e escrita do mundo | - |
| Título: dc.title | Educação financeira por meio do tema inflação : estudantes realizando novas leituras do mundo. | - |
| Título: dc.title | Financial education through the theme of inflation : students carrying out new readings of the world. | - |
| Título: dc.title | Educación financiera a través del tema de la inflación : estudiantes realizando nuevas lecturas del mundo. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: