
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Rosa, Milton | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:28:41Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:28:41Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12568 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://funes.uniandes.edu.co/14021/1/Rosa2019Glocalizacion.pdf | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1016165 | - |
| Descrição: dc.description | Este artículo teórico ofrece una visión de las Etnomatemáticas que incluye la glocalización y su importancia en la educación matemática. Al reflexionar sobre la metáfora de las jaulas epistemológicas, sobre los tres tipos de visiones culturales del conocimiento matemático, que son el émico, el ético y el dialógico, y también sobre los tres indicadores descriptivos de las culturas, que son los artefactos, los mentefactos y los sociofactos, se abordan aspectos importantes de este programa de investigación que conlleva el desarrollo de enfoques innovadores para el crecimiento de una sociedad dinámica y glocalizada en su búsqueda de la paz. | - |
| Descrição: dc.description | This theoretical article offers a vision in Ethnomathematics that includes glocalization and its importance in mathematics education. By reflecting on the metaphor of epistemological cages, on the three types of cultural views of mathematical knowledge, which are emic, etic, and dialogical, and on the three descriptive indicators of cultures, which are the artifacts, mentifacts, and sociofacts, important aspects of this research program are addressed that leads to the development of innovative approaches for the development of a dynamic and glocalized society in its search for peace. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | es | - |
| Direitos: dc.rights | restrito | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Etnomatemáticas | - |
| Título: dc.title | Glocalización y educación matemática : sobre el dinamismo de los encuentros entre las culturas. | - |
| Título: dc.title | Glocalization and mathematics education : dynamism of the encounters between cultures. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: