Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Lima, Guilherme da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Rocha, Jessica Norberto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:28:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:28:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14671 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u6596 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1016120 | - |
Descrição: dc.description | This paper investigated the interactions between the museum educator and a class from a public school during a visit to a science museum in the state of São Paulo. The concept of dialogism, proposed by Bakhtin and the Circle, is used as a theoretical reference for analysis. The methodology adopted was the case study. The data were collected in audio and video; the excerpts were selected and transcribed for analysis. In both parts analyzed, the dialogue was centered on and conducted by the museum educators and their knowledge, instead of the students, and there were difficulties in establishing a communication that considered different interpretations of the objects. The results indicate the recurrence of two types of interaction: discourses with the shift of speakers controlled by the museum educator and discourses that silence students, both classified as monologic. In this sense, there are still challenges to be explored in future studies and practices of initial and continued professional qualification of these educators. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Este trabalho está sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: o PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dialogism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Non-formal education | - |
Título: dc.title | Discursive interactions between museum educators and students : a case study in a science museum based on the contributions of Bakhtin and the Circle. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: