Transitando nas fronteiras da aceitação e da exclusão : mapeamento e narrativas de homens trans na docência.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTorres, Marco Antônio-
Autor(es): dc.contributorTorres, Marco Antônio-
Autor(es): dc.contributorDiniz, Margareth-
Autor(es): dc.contributorNunes, Célia Maria Fernandes-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Guilherme Silva de-
Autor(es): dc.contributorDallapicula, Catarina-
Autor(es): dc.creatorGonzaga, Rubens Modesto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:28:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:28:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-05-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-05-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19349-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1016107-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionPartindo do pressuposto de que, apesar dos avanços na visibilidade das identidades trans no Brasil, os homens trans enfrentam desafios específicos na educação, tanto ao ingressar quanto ao se manter em suas trajetórias profissionais, esta tese buscou identificar como esses obstáculos se manifestam e como são enfrentados em um contexto que oscila entre inclusão e exclusão. O objetivo principal foi investigar, por meio das narrativas e experiências de professores trans, como ocorre o ingresso desses homens na docência e de que maneira resistem em um ambiente escolar cisheteronormativo. Além disso, buscou-se mapear o número de homens trans que atuam como professores no Brasil e analisar a produção acadêmica sobre transmasculinidades e educação, observando como a literatura aborda essas identidades no contexto educacional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória, que utilizou diversos instrumentos de coleta de dados, como revisão sistemática da literatura, entrevista narrativa e questionário estruturado. A revisão, com recorte temporal de 2023, revelou uma tendência crescente nas publicações focadas em transmasculinidades no contexto educacional. No entanto, a análise da docência transmasculina evidencia ainda uma carência de pesquisas aprofundadas nessa área, reforçando a necessidade de mais investigações. Os dados obtidos a partir do mapeamento de professores transmasculinos, mesmo com uma amostragem intencional e não probabilística, revelaram uma diversidade significativa de perfis, incluindo variações em local de atuação, faixa etária, escolaridade e níveis de ensino. A distribuição geográfica indicou uma concentração predominante de professores trans nas regiões Sudeste e Sul, com a maioria na faixa etária de 25 a 35 anos, representando 70% da amostra. Esses dados sugerem o surgimento de uma nova geração de docentes trans que desafiam as barreiras impostas às gerações anteriores. A análise qualitativa dos desafios enfrentados por esses professores destacou a prevalência da transfobia no ambiente escolar, manifestando-se tanto de forma explícita quanto velada, além da transfobia institucional, mesmo em contextos que formalmente aceitam a diversidade. Além disso, as relações de isolamento e solidão são recorrentes, especialmente pela ausência de redes de apoio nas instituições. As entrevistas narrativas com três docentes — Dom, Vércio e Vicente — demonstram que, embora suas histórias sejam diversas, refletem um padrão comum de transfobia que homens trans enfrentam num ambiente hostil, embora nesses mesmos espaços possam encontrar acolhimento. O ingresso e permanência na docência, muitas vezes, exige improvisações, adaptações e resistência. Embora compartilhem pontos em comum, suas trajetórias também revelam divergências fundamentais, influenciadas por interseções de raça, classe e privilégios, que afetaram a vivência da transfobia no ambiente educacional. A pesquisa, assim, corrobora que a trajetória de homens trans na docência é marcada por uma dualidade constante entre inclusão e exclusão.-
Descrição: dc.descriptionBased on the assumption that, despite advances in the visibility of trans identities in Brazil, trans men face specific challenges in education, both when entering and maintaining their professional careers, this thesis sought to identify how these obstacles manifest themselves and how they are faced in a context that oscillates between inclusion and exclusion. The main objective was to investigate, through the narratives and experiences of trans teachers, how these men enter teaching and how they resist in a cisheteronormative school environment. In addition, we sought to map the number of trans men who work as teachers in Brazil and analyze the academic production on transmasculinities and education, observing how the literature addresses these identities in the educational context. This is an exploratory qualitative research, which used several data collection instruments, such as a systematic literature review, narrative interviews, and structured questionnaire. The review, with a time frame of 2023, revealed a growing trend in publications focused on transmasculinities in the educational context. However, the analysis of transmasculine teaching still highlights a lack of in-depth research in this area, reinforcing the need for further investigation. The data obtained from the mapping of transmasculine teachers, even with an intentional and non-probabilistic sampling, revealed a significant diversity of profiles, including variations in place of work, age group, education level and teaching levels. The geographic distribution indicated a predominant concentration of trans teachers in the Southeast and South regions, with the majority in the age group of 25 to 35 years old, representing 70% of the sample. These data suggest the emergence of a new generation of trans teachers who challenge the barriers imposed on previous generations. The qualitative analysis of the challenges faced by these teachers highlighted the prevalence of transphobia in the school environment, manifesting itself both explicitly and covertly, in addition to institutional transphobia, even in contexts that formally accept diversity. In addition, relationships of isolation and loneliness are recurrent, especially due to the lack of support networks in institutions. The narrative interviews with three teachers — Dom, Vércio and Vicente — demonstrate that, although their stories are diverse, they reflect a common pattern of transphobia that trans men face in a hostile environment, although in these same spaces they can find acceptance. Entering and remaining in teaching often requires improvisation, adaptation and resistance. Although they share common points, their trajectories also reveal fundamental differences, influenced by intersections of race, class and privilege, which have affected the experience of transphobia in the educational environment. The research, therefore,corroborates that the trajectory of trans men in teaching is marked by a constant duality between inclusion and exclusion.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 09/12/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - aspectos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores homens - transexuais-
Palavras-chave: dc.subjectTransfobia-
Palavras-chave: dc.subjectBiografia-
Título: dc.titleTransitando nas fronteiras da aceitação e da exclusão : mapeamento e narrativas de homens trans na docência.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.