Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bean, Dale William | - |
Autor(es): dc.creator | Assis, Antonio Augusto Ferreira de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:28:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:28:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-09-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-09-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3211 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1016048 | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa teve sua origem baseada em estudos e inquietações, ocorridos nas experiências discentes e docentes, do pesquisador. Utilizamos algumas partes de nossa iniciação científica, em aplicações da álgebra linear ao cálculo em uma variável real, que oferecem maior potencial pedagógico para o ensino destas disciplinas. Algumas dessas ideias são apresentadas no início da dissertação. Apropriamos da ideia do pensamento reflexivo e as fases da atividade reflexiva de Dewey (1959) para compreender como uma atividade socialmente reflexiva, utilizando-se de conceitos matemáticos, auxilia na mobilização de saberes dos estudantes. Os participantes na pesquisa de campo foram estudantes da Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto. A dinâmica da atividade foi desenvolvida com base em nossas interpretações de investigações matemáticas (PONTE; BROCARDO; OLIVEIRA, 2006), incentivando os estudantes a assumir uma postura mais ativa dentro da sala de aula, de modo que os mesmos procurassem conjecturar, inquirir, prever e verificar os resultados de forma social. Também utilizamos a teoria RBC (Recognizing, Building-with and Constructing) para auxiliar na compreensão das abstrações matemáticas e da parte social de construção de um conhecimento compartilhado ocorridas ao longo da atividade. A atividade foi filmada e foram feitas transcrições do áudio, notando gestos que serviriam como meios de expressão ou comunicação matemática. A análise qualitativa de conteúdos (LUNDMAN; GRANEHEIM, 2004) foi utilizando para a análise dos dados. Os resultados do estudo demonstram que a mobilização de saberes mediados pela atividade socialmente reflexiva pode contribuir para a aprendizagem da Matemática. | - |
Descrição: dc.description | The origin of this research is based on studies and concerns related to the researcher’s experiences as a student and teacher. We use part of our undergraduate research in applications of linear algebra to calculus of one real variable that has shown to have pedagogical potential for teaching of these subjects. Some of the ideas of the undergraduate study are presented in the opening part of this dissertation. We appropriate the idea of reflective thinking and the phases of reflective activity of Dewey (1959) in order to understand how a socially reflexive activity, using mathematical concepts, helps mobilize student knowledge. The field research involved students in the teacher education program at the Federal University of Ouro Preto in a Linear Algebra class. The dynamic of the activity was developed based our interpretations of mathematical investigations (PONTE; BROCARDO; OLIVEIRA, 2006), encouraging students to take a more active stance in the classroom in a way that they sought to conjecture, inquire, predict and verify results in a collaborative manner. We utilized the RBC (Recognizing, Building-with and Constructing) theory to help understand the mathematical abstractions and the social construction of shared knowledge that occurred during the activity. The activity was filmed and the audio transcribed, noting corporal gestures that served as means for mathematical expression and communication. Qualitative content analysis (LUNDMAN; GRANEHEIM, 2004) was used for the analysis of the data. The results of the study show that knowledge mobilization mediated by socially reflective activity can contribute to the learning of Mathematics. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia educacional - pensamento reflexivo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Álgebra linear | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cálculo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Abstração matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aplicações educacionais | - |
Título: dc.title | Uma atividade socialmente reflexiva envolvendo a transformação derivada e sua inversa. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: