
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Sousa, Jacqueline | - |
| Autor(es): dc.creator | Carrara, Virginia Alves | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:28:24Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:28:24Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15134 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.46551/rssp.202125 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1016044 | - |
| Descrição: dc.description | A pandemia do COVID-19 aprofundou a crise do capital no mundo. Na realidade brasileira, seus impactos ganham particularidade e se agudizam devido ao ultraliberalismo associado ao posicionamento de extrema direita do presidente Jair Messias Bolsonaro. A pandemia impactou todos os âmbitos da vida e do trabalho, intensificou o uso dos ambientes virtuais e das tecnologias digitais, na educação e no ensino superior, repercutindo nas áreas: ensino, extensão e pesquisa. O Ensino Remoto Emergencial (ERE) impôs desafios à vivência universitária. As reflexões aqui apresentadas, a partir da experiência de iniciação científica, vinculada ao Projeto “Ingressante e Egresso do Curso de Serviço Social da UFOP: um estudo sobre seus perfis” trazem os desafios e os limites do desenvolvimento da atividade de investigação, especificamente, da iniciação científica em Serviço Social, que vem sofrendo o impacto da pandemia do COVID-19. A pandemia confirma a exigência de respostas e estratégias coletivas em defesa da vida e da emancipação humana, na luta contra a crise sanitária e o capital. | - |
| Descrição: dc.description | The COVID-19 pandemic deepened the capital crises in the world. In the brazilian reality, its impacts gain particularity and are aggravated due to ultra liberalism related to the positioning of extreme right of the President Jair Messias Bolsonaro. The pandemic has impacted all the aspects of life and work, intensifying the use of virtual environment and digital technologies, in education and higher education, reverberating in its areas: teaching, extension and research. The Emergency Remote Teaching (ERT) has been imposing challenges to the university experience. The reflections presented here, from the scientific initiation experience, linked to the project “Ingressante e Egresso do Curso de Serviço Social da UFOP: um estudo sobre seus perfis” bring the challenges and limits of the development of research activity, specifically, from scientific initiation in Social Work, that has been suffering the impacts of COVID-19 pandemic. The pandemic confirms the demand for collective responses and strategies in defense of life and human emancipation, in the fight against the health crisis and capital. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | O periódico Revista Serviço Social em Perspectiva permite distribuição, remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/2516>. Acesso em: 27 maio 2022. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Investigação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | COVID-19 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Crise do capital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Research | - |
| Título: dc.title | Iniciação científica em tempos pandêmicos : limites e desafios para a formação em serviço social. | - |
| Título: dc.title | Scientific initiation in pandemic times : limits and challenges to the training in social work. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: