
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Lopes Júnior, José Erildo | - |
| Autor(es): dc.creator | Rosa, Milton | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:28:23Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:28:23Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11438 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1016033 | - |
| Descrição: dc.description | Pretende-se, nesse artigo teórico, abordar aspectos teóricos que norteiam o Programa Etnomatemática. Inicialmente, o artigo traz a concepção da raiz etimológica que fundamenta o termo Etnomatemática. Depois, destaca o reconhecimento da identidade cultural e da historicidade dos alunos, visando à for- mação integral dos indivíduos, o exercício da cidadania e o estímulo ao desenvolvimento da criatividade. Em seguida, apresenta algumas visões (filosófica, política e pedagógica) existentes de investigadores que possuem em relação à concepção do Programa Etnomatemática. Na sequência, relacionamos a teoria Lakatosiana como uma metodologia adequada para o Programa Etnomatemática. Por último, abordamos a cultura na sala de aula de matemática e finalizamos com o curriculum trivium proposto por D’Ambrosio como uma resposta para indivíduos preocupados com a colonização de ideias matemáticas. | - |
| Descrição: dc.description | This article intends to address theoretical aspects that guide the Ethnomathematics Program. Initially, the article discusses the conception of the etymological root of the term Ethnomathematics. It then high- lights the recognition of the cultural identity and the historicity of the students, aiming at the integral development of the individuals, their ability to exercise citizenship, and the stimulus to the development of creativity. It then presents views (philosophical, political and pedagogical) of investigators who have in relation to their attention to the design of the Ethnomathematics Program. In the sequence, we relate the Lakatosian theory as an adequate methodology for the Ethnomathematics Program. Finally, we approach culture in the mathematics classrooms and we end with how the curriculum trivium proposed by D’Am- brosio is an answer to individuals who are concerned with colonization of mathematical ideas. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Os trabalhos publicados pela Revista Educação Matemática em Foco estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Revista Educação Matemática em Foco <http://revista.uepb.edu.br/index.php/REVEDMAT/index>. Acesso em: 27 mar. 2019. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cultura | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Currículo trivium | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ação pedagógica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ethnomathematics | - |
| Título: dc.title | Um panorama teórico/reflexivo sobre o programa etnomatemática. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: