Hábitos de compra de alimentos da população de Ouro Preto, Minas Gerais.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorOliveira, Silvana Pedroso de-
Autor(es): dc.creatorMuniz, Lidiane Batista-
Autor(es): dc.creatorMarliére, Cláudia Aparecida-
Autor(es): dc.creatorFreitas, Silvia Nascimento de-
Autor(es): dc.creatorFonseca, Karina Zanotti-
Autor(es): dc.creatorCarvalho, Ligia Ribeiro-
Autor(es): dc.creatorCancho, Vicente Garibay-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:28:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:28:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-05-10-
Data de envio: dc.date.issued2017-05-10-
Data de envio: dc.date.issued2005-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7698-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.20396/san.v12i1.1835-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1015992-
Descrição: dc.descriptionOs hábitos de compra de alimentos vão influir no padrão de consumo e na segurança alimentar das famílias. Com o objetivo de avaliar os hábitos de compra de alimentos no Município de Ouro Preto, Minas Gerais, foi aplicado um questionário a moradores de cento e trinta e sete domicílios, selecionados por amostragem sistemática. O maior gasto com alimentação ocorreu nos supermercados. Os estabelecimentos mais freqüentados foram: açougues, supermercados, padarias e quitandas. Os principais critérios para escolha dos alimentos foram preço e qualidade; para escolha do local de compra os critérios foram preço e higiene do local. A maioria dos entrevistados declarou que planejava suas compras, e mais da metade deles informou que fazia compras a crédito, principalmente nos supermercados e açougues. Os entrevistados costumavam ler as informações contidas nos rótulos dos produtos, principalmente a data de validade, a informação nutricional e a composição do produto. Os principais problemas para o abastecimento de alimentos apontados foram: alto preço dos produtos e número insuficiente de estabelecimentos comerciais no bairro. Os resultados revelam preferência pelo pequeno comércio especializado (açougues, padarias e quitandas) e também pelos supermercados. De maneira geral, observa-se que o preço foi o principal critério considerado, tanto na escolha do alimento como do estabelecimento comercial, o que pode ser associado à baixa renda dos entrevistados.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsOs trabalhos publicados no periódico Segurança Alimentar e Nutricional estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Segurança Alimentar e Nutricional <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/san/about/submissions>. Acesso em: 11 nov. 2019.-
Palavras-chave: dc.subjectHábitos de compra-
Palavras-chave: dc.subjectConsumo alimentar-
Palavras-chave: dc.subjectOuro Preto-
Título: dc.titleHábitos de compra de alimentos da população de Ouro Preto, Minas Gerais.-
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