Museu da inconfidência e as marcas da educação nos livros de visitantes (1945-1965).

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCarmo, Betânia dos Anjos do-
Autor(es): dc.creatorHamdan, Juliana Cesário-
Autor(es): dc.creatorCarvalho, Rosana Areal de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:28:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:28:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-07-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-07-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12694-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.14393/che-v18n2-2019-10-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1015952-
Descrição: dc.descriptionEste artigo se originou de uma pesquisa, cujo principal objetivo foi o de identificar, quantificar e analisar, no Museu da Inconfidência, localizado na cidade de Ouro Preto, Minas Gerais, a presença de sujeitos auto declarados escolares. Para isso, foram utilizados como fontes, cartas e ofícios encaminhados por professores e diretores de escolas, direcionados aos diretores do Museu, e os livros com as assinaturas dos visitantes, fontes privilegiadas nesta pesquisa. Trata-se de uma fonte original ainda pouco explorada pelas pesquisas no campo da História e da História da Educação. O período definido para este estudo compreendeu os anos de 1945, quando o museu foi inaugurado, e 1965, quando se iniciou uma nova fase política, com a instauração da ditadura, em que se observa modificações nos discursos culturais, de forma geral, e educacionais, de forma particular. As análises foram feitas a partir dos levantamentos quantitativos dos visitantes autodeclarados estudantes e professores, ou ligados a instituições de ensino. Observou-se a predominância de um maior número de visitantes ligados a instituições particulares e religiosas, e um registro significativo de visitantes de escolas militares, enquanto a presença de sujeitos ligados à escola pública, mesmo as geograficamente próximas, foi bem rarefeita.-
Descrição: dc.descriptionThis article originated from a research, whose main objective was to identify, quantify and analyze, in the Museum of the Inconfidência, located in the city of Ouro Preto, Minas Gerais, the presence of self - declared school subjects. For this purpose, oficial letters sent by teachers and school principals, directed to the directors of the Museum, and the books with the signatures of the visitors, privileged sources in this research, were used. It is an original source still little explored by research in the field of History and History of Education. The period defined for this study comprised the years 1945, when the museum was inaugurated, and 1965, when a new political phase began, with the establishment of the dictatorship, in which there are changes in cultural discourses, in general, and educational, in particular. The analyzes were made from the quantitative surveys of self-declared visitors to students and teachers, or linked to educational institutions. Thus, the predominance of a greater number of visitors connected to private and religious institutions and a significant number of visitors to military schools was observed, while the presence of the the presence of subjects connected to the public school, even those geographically close, was very rarefied.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste artigo está sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: o próprio artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectHistória da educação-
Título: dc.titleMuseu da inconfidência e as marcas da educação nos livros de visitantes (1945-1965).-
Título: dc.titleMuseum of inconfidence and the marks of education in the visitors’s books (1945-1965).-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.