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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Deodato, André Augusto | - |
Autor(es): dc.contributor | Deodato, André Augusto | - |
Autor(es): dc.contributor | Sousa, Luciana Pereira de | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Marli Regina dos | - |
Autor(es): dc.creator | Vieira, Márcio Gustavo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:28:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:28:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18415 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1015924 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Educação Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | No estado de Minas Gerais, a adesão de diversas escolas ao Ensino Médio de Tempo Integral (EMTI) tem provocado tais instituições a delimitarem algumas de suas práticas e projetos ao formato de disciplinas. Em particular, uma dessas escolas, situada em um município do interior, passou a desenvolver, a partir de 2022, o projeto interdisciplinar Horta Didática como uma de suas disciplinas do grupo de Eletivas, intitulada “Saberes que se entrelaçam, do plantio ao consumo”. Nesse cenário, insere-se a presente pesquisa de mestrado, cujo objetivo é investigar desdobramentos dessa adesão ao EMTI pela escola no Projeto Horta Didática. Para tanto, além de caracterizar marcos legais relacionados com o nosso contexto de investigação, nos ancoramos, teoricamente, em referenciais que abordam a relação público- privado na educação, bem como em autores que discutem os conceitos de disciplinarização e interdisciplinaridade. Assim, com vistas a atender nosso objetivo, realizamos uma investigação de natureza qualitativa, tendo nos valido da pesquisa documental, bem como da observação participante para a produção do material empírico. Nessa direção, por um lado, com a finalidade de apresentar o Projeto Horta antes do tempo integral, o descrevemos a partir de informações obtidas nas redes sociais da escola, bem como nos registros encontrados em documentos oficiais da instituição. Além disso, para complementar tais informações, não só realizamos entrevista com uma ex-diretora da instituição, como também recorremos a outros documentos. Por outro lado, para caracterizar o projeto a partir do tempo integral, acompanhamos uma reunião de planejamento e 13 aulas da disciplina “Saberes que se entrelaçam, do plantio ao consumo”. Os registros da reunião e das aulas se deram por meio de áudio e vídeo. Assim, elaboramos dois eixos, em torno dos quais empreendemos a análise desse material. No primeiro deles, direcionado pelo conceito de práticas, flagramos indícios de que a disciplinarização do Projeto Horta: favoreceu a descaracterização de sua finalidade; dificultou a realização de algumas de suas ações; fez com que que a sala de aula e a sala de vídeo fossem espaços mais utilizados na disciplina que o próprio espaço da horta; colaborou para sua institucionalização no âmbito da escola e mitigou os problemas relacionados ao empenho de verbas para seu financiamento. No segundo eixo, recorremos ao conceito de encapsulação, para compreender a fragilização das práticas. Além disso, nele, aventamos, ancorados na noção de insubordinação criativa, alternativas para o enfrentamento de tal encapsulação. Desse modo, apontamos como resultado, que a implantação do EMTI mostra- se complexa e revela a demanda de organização prévia de ações que considerem a natureza e as especificidades de determinadas práticas escolares preexistentes ao tempo integral. | - |
Descrição: dc.description | In the state of Minas Gerais, the inclusion of several schools in Full-Time High School Education (EMTI) has led these institutions to delimit some of their practices to the format of disciplines. In particular, one of these schools, located in a municipality in the inland of Minas Gerais, from 2022, started to carry out the interdisciplinary project "Didactic Garden" as one of its elective group disciplines, entitled "Knowledge that intertwines, from planting to consumption." In this scenario, this master's research aims to investigate the developments of joining Full-Time High School Education (EMTI) in the Didactic Garden Project. Therefore, in addition to characterizing legal landmarks related to our research context, we are theoretically anchored in references that address the public-private relationship in education, as well as references that discuss the concepts of disciplinarity and interdisciplinarity. Thus, in order to get our aim, we conducted a qualitative investigation, using documentary research as well as participant observation for the production of empirical material. In this way, on the one hand, in order to present the Garden project before full-time education, we described it based on information obtained from the school's social networks, as well as records found in official documents of the institution. In addition, to complement such information, we not only interviewed the former director of the institution but also resorted to other documentary sources. On the other hand, to characterize the project from a full-time perspective, we attended a planning meeting and 13 classes of the discipline "Knowledge that intertwines, from planting to consumption. The records of the meeting and classes were made through audio and video. Thus, we developed two axes around which we undertook the analysis of this material. In the first one, guided by the concept of practices, we noticed signs that the disciplinarity of the Garden Project favored its mischaracterization; hindered the implementation of some of its actions; contributed to making the classroom and video room more used spaces than the garden space; contributed to its institutionalization and mitigated the problem of its funding. In the second axis, we resort to the concept of encapsulation to understand the weakening of practices. Furthermore, within it, we suggest, anchored in the notion of creative insubordination, alternatives for facing such encapsulation. Thus, we point out as a result that the implementation of EMTI not only proves to be more complex than simply expanding the number of school subjects, but also reveals the need for prior organization of actions that consider the nature and specificities of certain school practices preexisting in the full-time education. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 27/03/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação integral | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalhos escolares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Disciplina escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Minas Gerais | - |
Título: dc.title | Desdobramentos da adesão à proposta de educação integral do estado de Minas Gerais nas práticas matemáticas interdisciplinares do projeto horta didática. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
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