
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Paulo, Jacks Richard de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Paulo, Jacks Richard de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Bertin, Marta | - |
| Autor(es): dc.contributor | Pena, Geralda Aparecida de Carvalho | - |
| Autor(es): dc.creator | Souza, Flávio Marcelo Gabriel de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:28:10Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:28:10Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10032 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1015908 | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
| Descrição: dc.description | Esta pesquisa objetivou compreender como a gamificação tem sido pensada quanto ferramenta didático-pedagógica incorporada pelas escolas, sob a perspectiva dos pedagogos. A investigação foi conduzida por meio de pesquisa bibliográfica e de campo. Adotou-se o método netnográfico, o considerando mais adequado, uma vez que este estudo tratou sobre as possíveis aproximações entre a educação e os fundamentos dos games pela gamificação realizado por meio de contato virtual. Foram selecionadas quatro (4) instituições, sendo duas da rede particular de ensino, localizadas na cidade de São Paulo, capital, e outras duas que integram a rede pública de ensino, localizadas na cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais. Como teórico, orientado da análise de dados, foi adotada a teoria da Zona de Desenvolvimento Proximal de Lev Vigotski e pensadores recentes como Howard Gardner. Dos resultados desta pesquisa revelam um cenário onde a gamificação tende a se conectar com as práticas pedagógicas oportunizando um aprendizado em que Imigrantes e Nativos digitais possam estreitar o distanciamento produzido pela imersão na cultura digital. | - |
| Descrição: dc.description | This research aimed to understand how gamification has been thought as a didactic-pedagogical tool incorporated by schools, from the perspective of pedagogues. The research was conducted through bibliographical and field research. It was adopted the netnographic method, the most appropriate recital, since this study dealt with the possible approximations between the education and the fundamentals of games by gamification performed through virtual contact. Four (4) institutions were selected, two of which are from the private education network, located in the city of São Paulo, capital city, and two others that are part of the public education network, located in the city of Ouro Preto, Minas Gerais. As theoretical, data-driven, Lev Vigotski's Proximal Development Zone theory and recent thinkers such as Howard Gardner were adopted. The results of this research reveal a scenario where the gamification tends to connect with the pedagogical practices, offering a learning in which immigrants and digital natives can narrow the distance produced by the immersion in the digital culture. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 10/07/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Material didático | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Realidade virtual na educação | - |
| Título: dc.title | Gamificação na educação : aproximações, estratégias e potencialidades. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: