
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Januario, Gilberto | - |
| Autor(es): dc.creator | Manrique, Ana Lúcia | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:28:03Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:28:03Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12564 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v21iss3id4993 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1015819 | - |
| Descrição: dc.description | From the 1990s, teachers have been provided with a considerable number of materials produced and distributed by different governments to develop a mathematics curriculum to perform as curriculum implementers and promote the mathematical reform of different teaching systems. These resources have been researching tools. However, the types of use that teachers make of them are still little explored. In this article, we present the results of a study that aimed to understand the relationship between teacher-curriculum materials in the area of mathematics education, which takes discussions about teaching competencies of curriculum design as theoretical contributions. The research analysed a research report, and meta-analysis was the methodology adopted. The results indicate that affordances and constraints qualify the materials and potentiate the agency and its displacement, both for teachers and for materials, thus imparting different interactions between these two agents of curriculum development in mathematics. | - |
| Descrição: dc.description | A partir dos anos 1990 tem sido oportunizado aos professores um número considerável de materiais para desenvolver o currículo de Matemática, produzidos e distribuídos pelos diferentes governos, atuando como implementadores dos currículos e promovendo a reforma matemática dos diferentes sistemas de ensino. Esses recursos têm sido instrumentos de pesquisa, porém os tipos de uso que professores fazem deles ainda são pouco explorados. Neste artigo, apresentamos os resultados de um estudo que teve por objetivo compreender a relação professor-materiais curriculares na área de Educação Matemática, tomando discussões sobre competências docentes de design curricular como aportes teóricos. O material analisado constituiu-se de um relatório de pesquisa, tomada a metanálise como opção metodológica. Os resultados indicam que as affordances e restrições qualificam os materiais e potencializam a agência e seu deslocamento, ora para os professores, ora para os materiais, imprimindo, assim, diferentes interações entre esses dois agentes do desenvolvimento curricular em Matemática. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Este artigo está sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: o próprio artigo. | - |
| Título: dc.title | Teachers’ interactions with curriculum materials in mathematics education. | - |
| Título: dc.title | Interações de professores com materiais curriculares em educação matemática. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: