Ensino de ciências por investigação e questões sociocientíficas em sala de aula : conexões a partir da análise de práticas epistêmicas.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSilva, Edyth Priscilla Campos-
Autor(es): dc.creatorFranco, Luiz Gustavo-
Autor(es): dc.creatorMendonça, Paula Cristina Cardoso-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:28:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:28:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-21-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20004-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u95123-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1015815-
Descrição: dc.descriptionNeste artigo, analisamos continuidades e mudanças na construção de práticas epistêmicas em dois contextos instrucionais distintos: investigativo (EnCI) e sociocientífico (QSC). Baseados na Etnografia em Educação, acompanhamos estudantes de uma turma do 8° ano do Ensino Fundamental ao longo de um ano em aulas de ciências. Selecionamos um evento para análise das práticas epistêmicas a partir de interações discursivas. Os resultados da análise deste evento, à luz de outros eventos ocorridos ao longo do ano, indicam relações complementares entre as abordagens EnCI e QSC. Atividades em contexto investigativo favoreceram o posicionamento consciente e justificado pelos estudantes em discussões sociocientíficas. Atividades em contexto sociocientífico, por sua vez, catalisaram a emergência de práticas epistêmicas mais complexas. Defendemos, portanto, as vantagens pedagógicas de articulações entre o EnCI e as QSC, entendidas como complementares, tendo em vista os objetivos da educação científica no século XXI.-
Descrição: dc.descriptionThis paper analyzes continuities and changes in the constructing epistemic practices in two different instructional contexts: inquiry-based science teaching (IBST) and socioscientific issues (SSI). Based on Ethnography in Education, we followed students in an 8th-grade elementary school classroom for over a year in science lessons. We selected an event to analyze epistemic practices in discursive interactions. Considering other events over the year, the analysis of this event indicates reciprocal relationships between the IBST and SSI approaches. Inquiry-based activities fostered conscious and justified positioning by students in socio-scientific discussions. Socioscientific activities, in turn, catalysed the construction of more complex epistemic practices. Therefore, we defend the pedagogical advantages of articulations between IBST and SSI activities to support science education aims in the 21st century.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste texto está sob a licença Creative Commons BY 4.0. Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas epistêmicas-
Palavras-chave: dc.subjectInterações discursivas-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de ciências por investigação-
Palavras-chave: dc.subjectQuestões sociocientíficas-
Título: dc.titleEnsino de ciências por investigação e questões sociocientíficas em sala de aula : conexões a partir da análise de práticas epistêmicas.-
Título: dc.titleInquiry-based science teaching and socioscientific issues in the classroom : connections based on the analysis of epistemic practices.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.