A utilização das TDICs no processo de ensino e de aprendizagem no ensino fundamental I - anos iniciais : práticas e desafios

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPaulo, Jacks Richard de-
Autor(es): dc.contributorPaulo, Jacks Richard de-
Autor(es): dc.contributorRezende, Márcia Ambrósio Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorFurtado, Maria Aparecida Silva-
Autor(es): dc.creatorMendes, Francieli Carneiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:27:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:27:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-20-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-20-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18323-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1015678-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionNo contexto atual da educação, as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) desempenham um papel cada vez mais importante no processo de ensino e aprendizagem. Com o avanço tecnológico e a digitalização crescente da sociedade, tornou-se fundamental explorar como essas ferramentas podem ser efetivamente incorporadas à prática pedagógica para potencializar a qualidade da educação. Diante desse cenário, a presente pesquisa tem por objetivo analisar de que maneira a utilização das TDICs podem contribuir para os processos de ensino e de aprendizagem, de alunos do Ensino fundamental I. Apresenta-se como problema de pesquisa as seguintes indagações: Como a integração de atividades pedagógicas mediadas pelas TDICs podem contribuir para o processo de ensino e de aprendizagem? Quais seriam os desafios para o uso das novas tecnologias em sala de aula? O professor, de acordo com sua formação inicial e continuada, é capaz de construir metodologias inovadoras que demandam o contexto atual? Para responder tais questionamentos e nortear o desenvolvimento do estudo, foram traçados os seguintes objetivos: 1. Identificar se as escolas apresentam infraestrutura que atenda as demandas necessárias ao trabalho docente para o uso das tecnologias digitais; 2. Verificar se há a oferta e regularidade em termos de perspectivas de formação continuada do professor para lidar com as novas demandas tecnológicas que envolvem as salas de aula na contemporaneidade; 3. Identificar como os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental I utilizam as TDICs em suas práticas pedagógicas; 4. Conhecer as percepções dos professores quanto ao aprendizado dos alunos com a utilização das TDICs nas aulas. Este estudo adota uma abordagem qualitativa, com foco na pesquisa de campo. Para o fomentar o desenvolvimento deste trabalho foi realizada uma análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no que diz respeito às habilidades relacionadas ao uso das TDICs. Para a coleta de dados, foram aplicados questionários semiestruturados a professores regentes do Ensino Fundamental I (1o ao 5o ano) da rede municipal de Mariana, MG, totalizando 46 questionários como base de análise. Para realizar a composição do banco de dados utilizou-se o programa SPSS, e para a análise e interpretação foram utilizados os pressupostos da técnica de Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2011). Os resultados indicam que a maioria das escolas não apresentam uma infraestrutura tecnológica adequada para subsidiar o uso pleno e produtivo das TDICs no processo de ensino e de aprendizagem. Embora reconheçam o potencial dessas tecnologias para aumentar o interesse e o engajamento dos alunos, muitos professores ainda as utilizam de forma básica, limitando-se à transmissão de conteúdo, essa abordagem não abarca completamente as oportunidades de aprendizagem interativa, exploratória e participativa que as TDICs podem oferecer. Os docentes enfrentam desafios relacionados principalmente à falta de formação e ao acesso limitado das tecnologias no contexto escolar. O trabalho conclui destacando a importância de conectar o ensino à vida dos alunos e enfatiza que a implementação das tecnologias digitais não substituirá os professores, mas pode enriquecer o processo de ensino e de aprendizagem.-
Descrição: dc.descriptionIn the current context of education, Digital Information and Communication Technologies (TDICs) play an increasingly important role in the teaching and learning process. With technological advancement and the increasing digitalization of society, it has become essential to explore how these tools can be effectively incorporated into pedagogical practice to enhance the quality of education. Given this scenario, the present research aims to analyze how the use of TDICs can contribute to the teaching and learning processes of elementary school students. The following questions are presented as a research problem: How can integration of pedagogical activities mediated by TDICs can contribute to the teaching and learning process? What would be the challenges in using new technologies in the classroom? Is the teacher, according to his initial and continuing training, capable of building innovative methodologies that demand the current context? To answer these questions and guide the development of the study, the following objectives were outlined: 1. Identify whether schools have infrastructure that meets the demands necessary for teaching work to use digital technologies; 2. Check whether there is supply and regularity in terms of perspectives for continued teacher training to deal with the new technological demands that involve contemporary classrooms; 3. Identify how teachers in the initial years of Elementary School I use TDICs in their pedagogical practices; 4. Understand teachers' perceptions regarding student learning using TDICs in classes. This study adopts a qualitative approach, focusing on field research. To encourage the development of this work, an analysis of the National Common Curricular Base (BNCC) was carried out with regard to skills related to the use of TDICs. For data collection, semi-structured questionnaires were applied to teachers attending Elementary School I (1st to 5th year) in the municipal network of Mariana, MG, totaling 46 questionnaires as the basis for analysis. To compose the database, the SPSS program was used, and for analysis and interpretation, the assumptions of the Content Analysis technique, proposed by Bardin (2011), were used. The results indicate that the majority of schools do not have an adequate technological infrastructure to support the full and productive use of TDICs in the teaching and learning process. Although they recognize the potential of these technologies to increase student interest and engagement, many teachers still use them in a basic way, limiting themselves to the transmission of content. This approach does not fully encompass the interactive, exploratory and participatory learning opportunities that TDICs provide. can offer. Teachers face challenges mainly related to the lack of training and limited access to technologies in the school context. The work concludes by highlighting the importance of connecting teaching to students' lives and emphasizes that the implementation of digital technologies will not replace teachers, but can enrich the teaching and learning process.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 15/07/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da informação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectBase nacional comum curricular-
Título: dc.titleA utilização das TDICs no processo de ensino e de aprendizagem no ensino fundamental I - anos iniciais : práticas e desafios-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.