Análise dos modelos didáticos apresentados por um grupo de licenciandos em Educação do Campo.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorOsório, Ticiane da Rosa-
Autor(es): dc.creatorMiranda, Ana Carolina Gomes-
Autor(es): dc.creatorDeble, Leonardo Paz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:27:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:27:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-16-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-16-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17804-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n4.12856-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1015673-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho apresenta um recorte de uma intervenção desenvolvida com 14 acadêmicos do 2º semestre do Curso Educação do Campo. Objetivou-se analisar os Modelos Didáticos (MD) pessoais dos acadêmicos, quanto às quatro Dimensões didáticas propostas por Garcia Pérez (2000), por meio dos planos de aulas elaborados antes e depois da intervenção. Além disso, também foram analisadas as metodologias de ensino e formas de avaliar. Metodologicamente esta pesquisa é qualitativa quanto a sua natureza e exploratória quanto a seus objetivos. Resultados revelaram inicialmente que os acadêmicos incluem em seus planos de aula aspectos do MD Tradicional (72%), equivalente nas quatro dimensões didáticas e Apenas 28% foram classificados como Tecnológicos e Espontaneístas. Entretanto, após a intervenção, houve compreensões significativas sobre o fazer docente. Por fim, destaca-se a importância de intervenções de caráter teórico-metodológico na formação inicial de professores, pois percebeu-se a inserção de novas metodologias para o ensino de Ciências da Natureza, pode contribuir de forma significativa para modelos didáticos mais construtivistas.-
Descrição: dc.descriptionThis work presents an excerpt of an intervention developed with 14 academics from the 2nd semester of the Rural Education Course. The objective was to analyze the academics' personal Didactic Models (DM), regarding the four didactic Dimensions proposed by Garcia Pérez (2000), through the lesson plans prepared before and after the intervention. In addition, teaching methodologies and forms of evaluation were also analyzed. Methodologically, this research is qualitative as to its nature and exploratory as to its objectives. Results initially revealed that academics include aspects of Traditional DM in their lesson plans (72%), equivalent in the four didactic dimensions and Only 28% were classified as Technological and Spontaneist. However, after the intervention, there were significant understandings about teaching. Finally, the importance of theoretical-methodological interventions in the initial training of teachers is highlighted, as the insertion of new methodologies for the teaching of Natural Sciences can significantly contribute to more constructivist didactic models.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Revista Insignare Scientia permite distribuição, remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1973>. Acesso em: 26 maio 2022.-
Palavras-chave: dc.subjectModelos didáticos pessoais-
Palavras-chave: dc.subjectDidactic intervention-
Palavras-chave: dc.subjectFormación de profesores-
Título: dc.titleAnálise dos modelos didáticos apresentados por um grupo de licenciandos em Educação do Campo.-
Título: dc.titleAnalysis of personal didactic models presented by a group of undergraduates in Rural Education.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.