Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Lima, Fernando Silvério de | - |
Autor(es): dc.creator | Mendes, Gleisla Thais | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:27:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:27:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20027 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i3e66353 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1015640 | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa investiga as trajetórias narrativas de quatro estudantes ingressantes do curso de Letras. Para isso, consideramos o conceito histórico- cultural de perezhivanie, referente às experiências emocionais que os sujeitos atravessam como parte de seu desenvolvimento, destacando a influência do contexto sociocultural refratada pelo sujeito. A vivência em questão teve como foco a escolha pelo curso, as primeiras memórias de infância e de aprendizagem de línguas, a inclinação para a docência/tradução e a tomada de decisão pelo curso. Os resultados sugerem uma relação afetiva com o campo da linguagem desde a infância e a presença de professores incentivadores. No entanto, desafios como a desvalorização da profissão e a falta de apoio social foram recorrentes. Além disso, a aprendizagem de uma nova língua figura afetivamente como uma válvula de escape. O estudo busca, desta forma, compreender quais fatores são determinantes na escolha pelo curso de Letras, contribuindo para melhor oferta desses cursos no ensino superior. | - |
Descrição: dc.description | This research investigates the narrative trajectories of four students entering the Letras course. To achieve this, it was considered the cultural-historical concept of perezhivanie, which refers to the emotional experiences that an individual goes through as part of their development, highlighting the influence of the sociocultural context refracted by the subject. The experience in question focuses on the choice of college major, the first memories of childhood and language learning, the inclination towards teaching/translation and the decision to take the degree. The results revealed an affective relationship with the field of language since childhood, alongside the presence of encouraging teachers. However, challenges such as professional devaluation and lack of social support were recurrent. Also, learning a new language emerges as an opportunity to vent. In this way, The study seeks to understand the decisive factors in choosing a language major, thus contributing to the improvement of these courses in higher education. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | O periódico The especialist permite distribuição, remixagem, adaptação e criação a partir da obra, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor da obra original (CC BY). Fonte: Miguilim <https://miguilim.ibict.br/handle/miguilim/6516>. Acesso em: 15 ago. 2024. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguística aplicada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria histórico-cultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Perezhivanie | - |
Título: dc.title | Sobre quando decidi fazer Letras : perezhivanie e trajetórias narrativas. | - |
Título: dc.title | About the time I decided to study Letras: perezhivanie and narrative pathways. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: