Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Pereira, Igor Muzetti | - |
Autor(es): dc.creator | Carneiro, Tiago Garcia de Senna | - |
Autor(es): dc.creator | Figueiredo, Eduardo Magno Lages | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:27:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:27:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20755 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/smr.70022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1002/smr.70022 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1015636 | - |
Descrição: dc.description | Given the multidisciplinary complexity of embedded Internet of Things (IoT) projects and the demand for qualified professionals, this study investigates the influence of continuous integration and continuous delivery (CI/CD) skills and developers' perceptions regarding applying these practices in this domain. We conducted a quasi-experiment with 98 students from three undergraduate courses at two Brazilian federal universities, analyzing the impact of developer skills on CI/CD. The results showed that devel- opers with no previous CI/CD skills faced more significant difficulties in practical activities. It was interesting to note that most participants in our sample already had some experience with real software development projects. However, most have never had real experience with an embedded IoT project or CI/CD tools. The approach we followed resulted in 92% success. Attendees ex- pressed interest in more hands-on training on CI/CD pipeline, DevOps, and embedded IoT projects. We also noticed a great need for them to have more practical experience with Git, GitHub, GitHub Actions, and GNU/Linux. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | restrito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Continuous delivery | - |
Palavras-chave: dc.subject | Continuous integration | - |
Título: dc.title | Manipulating a CI/CD pipeline in an IoT embedded project : a quasi-experiment. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: