
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Berger, Christa | - |
| Autor(es): dc.creator | Tavares, Frederico de Mello Brandão | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:27:45Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:27:45Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-04-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-04-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7602 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.9771/1809-9386contemporanea.v12i1.9788 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1015633 | - |
| Descrição: dc.description | Ao jornalismo cabe dar a ver a vida cotidiana, às ciências sociais cabe dar a conhecer o significado desta vida. Mas, se jornalistas e cientistas sociais têm o cotidiano como horizonte, é possível afirmar que ambos comungam de uma mesma pretensão. Ao fazer emergir os acontecimentos que compõem a realidade e interpretá-los a luz de um ou outro saber, os dois campos colaboram na formação de um círculo hermenêutico que remete ao conhecimento do mundo e que faz também pensar na interseção de práticas que os envolvem, na interpenetração de processos de interpretação e visibilidade. Partindo desse ponto de convergência, este texto busca debater o lugar do jornalismo no rol de saberes sobre o cotidiano, refletindo sobre dimensões de suas práticas informativas. Nesse percurso, chama-se atenção para formas de legitimação do caráter interpretativo do jornalismo, pensando-o a partir do uso e do reconhecimento que se faz dele por outras áreas. | - |
| Descrição: dc.description | It is function of journalism to show everyday life, and it is function of the social sciences to inform the meaning of everyday life. But if both journalists and social scientists have the sociability as an object, it is possible to say they claim to the same intent. By bringing out the events that make up the reality and interpret them in an exchange point of view, both collaborate in forming a hermeneutic circle which refers to knowledge of the world and are also thinking about the intersection of practices that involving both fields, and thinking about the interpenetration of processes of interpretation and visibility. From this point of convergence, this paper seeks to discuss the place of journalism in the role of knowledge about everyday life, reflecting on the methodological dimension of its information practices. In the text, we called attention to forms of legitimating the interpretative character of journalism, thinking it from use and the recognition that it does in other areas. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | restrito | - |
| Direitos: dc.rights | Os trabalhos publicados na Contemporanea - Revista de Comunicação e Cultura estão sob Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Fonte: Contemporanea - Revista de Comunicação e Cultura <https://portalseer.ufba.br/index.php/contemporaneaposcom/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 31 nov. 2019. | - |
| Título: dc.title | Leituras do cotidiano e as interseções entre o jornalismo e as ciências sociais. | - |
| Título: dc.title | Daily readings and the intersections between journalism and social sciences. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: