Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cavalcante, Alex Beigui de Paiva | - |
Autor(es): dc.contributor | Hunzicker, Frederick Magalhães | - |
Autor(es): dc.contributor | Cavalcante, Alex Beigui de Paiva | - |
Autor(es): dc.contributor | Hunzicker, Frederick Magalhães | - |
Autor(es): dc.contributor | Miranda, Maria Brígida de | - |
Autor(es): dc.contributor | Maciel, Paulo Marcos Cardoso | - |
Autor(es): dc.creator | Leite, Diana Felicori Tonelli e Teixeira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:27:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:27:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17121 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1015627 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Departamento de Artes, Instituto de Filosofia, Arte e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | A presente dissertação encara a Commedia dell’Arte como o momento histórico em que as mulheres passam a exercer a profissão de atriz. Esse próprio gênero teatral oriundo do final do baixo medievo, acarreta mudanças significativas na arte cênica que persistem até os dias atuais. A entrada das mulheres no palco chamou muita atenção, e gerou, em sua maioria, respostas violentas da sociedade influenciada pelo Estado e pela Igreja, fruto da misoginia da época. O trabalho trata da forma como essas mulheres eram obrigadas a viver e como o teatro pode ser encarado, por elas, como uma alternativa ao meretrício, ou ao matrimônio. Por fim, a dissertação concentra-se na figura de Isabella Andreini, famosa atriz de Commedia dell’Arte, poetisa e dramaturga. Através de seu trabalho, tanto literário quanto cênico, Isabella critica os estereótipos que foram impostos, na época em que viveu, aos sexos masculino e feminino. A atriz alcançou renome fora de seu país de origem, a Itália, ganhando reconhecimento, fama e prestígio junto à nobreza de outros países, conseguindo manter-se a salvo da perseguição da época, apesar das suas críticas mordazes. | - |
Descrição: dc.description | The present dissertation considers the Commedia dell’Arte as the historical moment in witch woman began to exercise the profession of actress. This theatrical genre itself, originate from the Midle Ages, entails significant changes in scenic art that persist to the present day. The entry of women of stage drew much attention and generated, for the most part, violent responses from Society influenced by the State and the Church, a result of the misogyny of the time. The work deals with the way these women were forced to live and how the theatre can be seen, by then, as an alternative to prostitution, or marriage. Finally, the dissertation focuses on the figure of Isabella Andreini, famous actress of Commedia dell’Arte, poet and playwright. Through her work, both literary and scenic, Isabella criticizes the sterotypes that were imposed, at the time she lived, on the male and female genders. The actress achieved renown outside her country of origin, Italy, gaining recognition, fame and prestige among the nobility of other countries, managing to remain safe from the persecution of the time, despite her scathing criticism. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 01/06/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Commedia dell'Arte | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulheres no teatro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Isabella Andreini | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro italiano | - |
Título: dc.title | Isabella está louca! : um estudo sobre a importância das mulheres na Commedia dell'Arte. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: