Interdisciplinaridade e contextualização no currículo de matemática de um curso de ensino médio integrado ao técnico.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSantos, Fernanda Pereira-
Autor(es): dc.creatorViana, Marger da Conceição Ventura-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:27:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:27:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-02-01-
Data de envio: dc.date.issued2017-02-01-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7208-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.periodicos2.ufop.br/index.php/redumat/article/view/323-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1015528-
Descrição: dc.descriptionCom esta pesquisa pretende-se reestruturar ou reformular o Currículo de Matemática de um Curso de Ensino Médio Integrado ao Técnico, levando em consideração as disciplinas técnicas. Inicialmente será realizada uma revisão da literatura sobre a teoria curricular. Com isso verificar-se-á quais as mudanças que o estudo interdisciplinar entre a Matemática e as disciplinas técnicas podem proporcionar ao currículo em ação. Desenvolver-se-á, inicialmente uma verificação do currículo de Matemática de um determinado curso de Ensino Médio Integrado ao Técnico do IFBaiano. Será considerado o currículo apresentado ao Ministério da Educação (MEC) no Projeto de Implementação do curso. Na inexistência deste será proposta a elaboração de um currículo à Instituição de ensino, de acordo com as etapas metodológicas: análise dos objetivos e ementas das disciplinas técnicas do curso. Essa análise será estruturalista e tipológica e envolverá entrevista voluntária com os professores das referidas disciplinas sobre a importância de conteúdos matemáticos para o desenvolvimento das mesmas. Comparação da disposição das referidas disciplinas no fluxograma dos cursos, conteúdos matemáticos abordados, a precedência dos mesmos no currículo e os objetivos desses para as disciplinas técnicas. Análise da estruturação dos conteúdos de Matemática para auxiliar na aprendizagem das disciplinas técnicas, com a participação voluntária dos professores de Matemática, para a reestruturação curricular, se necessária. Elaborar um sistema de atividades interdisciplinares para o processo de ensino-aprendizagem de Matemática que contemple habilidades e competências para as aplicações necessárias à aquisição do conhecimento técnico operacional das disciplinas técnicas. Implementação de forma experimental do novo currículo a ser elaborado, em algumas turmas escolhidas de forma aleatória, para a verificação do currículo em execução.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Palavras-chave: dc.subjectCurso técnico-
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática-
Título: dc.titleInterdisciplinaridade e contextualização no currículo de matemática de um curso de ensino médio integrado ao técnico.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.