
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Reis, Frederico da Silva | - |
| Autor(es): dc.creator | Ricaldoni, Márcio Augusto Gama | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:27:35Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:27:35Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-07-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-07-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3563 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1015513 | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho objetiva discutir as contribuições da realização de atividades exploratórias com a utilização do software GeoGebra para a formação de imagens conceituais relacionadas a diversos conteúdos e aplicações de derivadas de funções reais, nos processos de ensino e aprendizagem de Cálculo I. O trabalho fundamentou-se teoricamente em reflexões sobre o Ensino de Cálculo, particularmente o Ensino de Derivadas, Educação Matemática no Ensino Superior e Visualização proporcionada pelas Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Matemática – TICEM. A pesquisa de campo foi realizada com alunos de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto, a partir do desenvolvimento de atividades de construção e interpretação de gráficos. Para a análise dos dados, foram utilizados os registros das resoluções das atividades feitas pelos alunos, as construções feitas no GeoGebra e um questionário de avaliação das atividades, aplicado aos alunos. Os resultados obtidos apontam que as atividades contribuíram para a formação e lapidação de imagens conceituais relacionadas aos conceitos, às propriedades e às aplicações de derivadas de funções reais que são fundamentais na perspectiva de um ensino que valorize a visualização como um processo essencial à formação de imagens mentais que ressignificam a aprendizagem dos alunos. | - |
| Descrição: dc.description | This paper aims at discussing the contributions of the exploratory activities carried out using the GeoGebra software to form conceptual images related to various contents and applications of real function derivates in the process of teaching and learning Calculus I. The work was theoretically based on reflections about Teaching Calculus, specifically the teaching of Derivates, Mathematical Education and Visualization in the Education in Graduation courses through the Technologies of Information in Mathematical Education -TICEM. The field research was done with the Mathematics Degree students of The Federal University of Ouro Preto, from the development of graphic building and interpretation activities. To analyze the data, the records of the solutions of the activities done by the students, the constructions done in the GeoGebra and a questionnaire to evaluate the activities answered by the students, were used. The achieved results show that the activities contributed to the formation and improvement of conceptual images related to the concepts, the properties and application of derivates from real functions which are fundamental in the perspective of a teaching that values the visualization as an essential process in the mental images formation that gives more meaning to the student’s learning | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor(a), 21/07/2014, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cálculo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Software de aplicação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática - aplicações educacionais | - |
| Título: dc.title | Construção e interpretação de gráficos com o uso de softwares no ensino de cálculo : trabalhando com imagens conceituais relacionadas a derivadas de funções reais. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: